arrow_backVoltar

#JuntosPeloCinema

Setor organiza campanha e festival por conta da reabertura das salas

07.07.20

Exibidores, distribuidores, entidades, produtores e outras empresas ligadas à indústria cinematográfica estão unidos em um projeto que visa preparar e implementar a retomada do cinema no Brasil, com a reabertura das salas. É o movimento #JuntosPeloCinema, que começou a ser formulado no final de março.

As ações dão largada com a sensibilização do público para a experiência vivida na sala de cinema e seguem até o momento em que os espaços forem liberados pelas autoridades, com protocolos de segurança e bem-estar. Mais de 200 profissionais do mercado estão envolvidos com o movimento, que também busca ajudar a preservar empregos.

Uma parte do projeto é mediado pela Flix Media, empresa especializada em comercialização de espaços publicitários no cinema. A campanha #JuntosPeloCinema foi planejada para relembrar a experiência da exibição nas salas. “É um movimento de união de todo mercado, inédito e fundamental para garantir a volta do cinema às nossas vidas, de maneira organizada e segura” afirma Adriana Cacace, diretora geral da Flix Media Latam.

Criado pela agência e produtora La Unión, o vídeo "Filme da vida" estreia nesta terça-feira, 07, e mostra cenas de família e gêneros de cinema: terror, herói, com efeitos especiais, de amor. A agência surgiu há três meses, fundada por Samuel Segatelli. Ele fez a direção de criação da campanha e também assinou a direção do filme. "Nesse projeto, em plena quarentena, deu para perceber que é possível se fazer um trabalho em equipe à distância sem aquela estrutura pesada. La Unión chega para isso” disse Samuel.

Na primeira fase, em que as salas continuam sem atividades, veículos abrem espaço em suas programações e nas redes para divulgar o vídeo. Ele também pode ser visto no site do movimento: www.juntospelocinema.com.br.

Pouco antes da data de reabertura das salas (a decisão é dos governos locais), o projeto dá foco aos novos procedimentos que acompanham toda a jornada do espectador no cinema. Serão oferecidos aos exibidores materiais que explicam os protocolos elaborados pelas autoridades sanitárias – as regras variam em função da região.

Quando as salas reabrirem, é a vez do Festival De Volta para o Cinema, idealizado pelo crítico, curador e apresentador Érico Borgo (ex-Omelete). Preparado em parceria com distribuidores e exibidores, ele estreará junto com os espaços liberados ao público.

Distribuidores nacionais e estrangeiros conseguiram os direitos e as cópias digitais de obras clássicas e sucessos de bilheteria e crítica para integrar a programação de filmes nas duas primeiras semanas após a abertura. Uma pesquisa de opinião realizada pelo movimento apontou o interesse do fã que costuma frequentar salas em rever títulos que marcaram a história do cinema. Os preços serão populares.

Entre os parceiros que estão abrindo espaço para a divulgação dos materiais estão AdoroCinema, Adsmovil, AXN, Buzzfeed, Canal Brasil, Canal Like, Cineclick, Cinepop, Elemídia, Eletromídia, Facebook, Flix Media, Folha de S.Paulo, FSign, Gameloft, Globo via Globo Filmes, Google, Ingresso.com, JCDecaux, Megapix, MPV7, O Globo, Omelete, Otima, Portal Hugo Gloss, Preshow, Primepass, Rádio JB FM, Rádio Metropolitana, Rede Mix de Rádio, RedeTV, SBT, Seedtag, Sony Channel, Spotify, Tastemade, Telecine, Bandeirantes, UOL, Veja Rio, Veja São Paulo, Velox Tickets, Viacom/CBS, Waze e Webedia. O movimento tem apoio institucional de Academia Brasileira de Cinema, Ancine, Ministério do Turismo e RioFilme.

Ficha técnica

Agência: La Unión
Cliente: Movimento #juntospelocinema
Produto: Institucional
Título: Filme da Vida
Duração: 6o''
Diretor de Criação: Samuel Segatelli
Diretor de Arte: George Moro
Redator: Samuel Segatelli
Mídia: Camila Pacheco - Sony Pictures
Atendimento: Luciana Falcão - Paramount Pictures
Aprovação Cliente: Adriana Cacace – Flix Media, #juntospelocinema
Produção filme
Produtora: La Unión e Paris Entretenimento
Direção: Samuel Segatelli
Produção Executiva: Renata Rezende
Coordenação de Produção: Mariana Marcondes
Pós-Produção/Finalização: Paris Pós
Diretor de Pós-produção: Karina Vanes
Montagem: Gustavo MBD e Matheus Basílio
Coordenação e Atendimento de Pós-produção: Natália de Martini
Finalização: Marco Prado
Produção áudio
Produtora Som: S de Samba
direção musical: Jair Oliveira e Wilson Simoninha
Produtor Musical: Pedro Caldas e Diego Guimarães
Sound Designer: Antônio Arruda e Flávio Gondim
Atendimento: Meg Magro, Tati Ornelas e Adriana Samara

#JuntosPeloCinema

/