Na França

SUVs na berlinda

07.02.24

Paris deu mostras de não gostar tanto assim de SUVs. Os veículos utilitários esportivos, que representam 40% das vendas na França, foram alvo de uma votação proposta pela prefeitura e que foi feita no domingo 04. Por 54,55% dos votos, decidiu-se que, para estacionar um desses modelos na capital francesa, será necessário gastar mais.

O custo leva em conta o bairro. Há isenções para carros totalmente elétricos, taxistas, comerciantes, profissionais de saúde e pessoas com deficiência. A medida entra em vigor em setembro.

Com o resultado da votação, se alguém tiver de deixar seu SUV pelas ruas do centro de Paris, não sendo morador, terá de pagar pelo estacionamento um valor triplicado em comparação a um automóvel comum. Ele passará a ser de 18 euros a hora. Em bairros mais distantes, a primeira hora custará 12 euros.

O custo triplicado vale também para veículos a combustão ou híbridos que pesam 1,6 toneladas ou mais, e para carros elétricos acima de 2 toneladas.

Porém, o foco da prefeita Anne Hidalgo estava mesmo nos modelos utilitários esportivos. A proposta da votação em peças no mobiliário urbano fazia a seguinte pergunta para a população: “Mais ou menos SUVs em Paris?".

Nas cédulas, o enunciado trazia “você é contra ou a favor da introdução de uma tarifa para estacionar veículos pesados, volumosos e hostis ao meio ambiente".

A participação da população no plebiscito foi pequena. Mais de 1 milhão de residentes podiam votar. No entanto, pouco mais de 78 mil pessoas compareceram às urnas.

Mas a decisão parisiense conseguiu chamar a atenção da mídia internacional. E ela já encontra eco em outras cidades da França. Em Lyon, Bordeaux e Grenoble estão em debate taxas de estacionamento mais altas para os automóveis de grande porte.

Em comunicado, a prefeitura de Paris disse que o tamanho e o peso dos veículos que transitam pela cidade aumentaramdevido ao desenvolvimento exponencial dos SUVs”. Essa frota de veículos pesados, alega a prefeitura, gera inúmeros problemas para o ambiente, para a segurança e o uso equilibrado do espaço público.

Uma associação francesa de donos de carros, a 40 Millions d'Automobilistes, reagiu criando uma petição online pedindo que parem de lutar contra os SUVs, que são objeto do desejo de muitos franceses.

Na França