arrow_backVoltar

‘Nossa missão é deixar de existir’

Universidade Zumbi dos Palmares apresenta rebranding

31.05.22

A Universidade Zumbi dos Palmares apresenta identidade visual revisada e novo posicionamento: "Nossa missão é deixar de existir".

O rebranding, criado pela Grey Brasil, quer evidenciar o "sonho de, um dia, reduzir a zero a desigualdade étnica e social causada por séculos de racismo", de acordo com a universidade.

"O rebranding da Zumbi é um marco importante para mostrar ao mundo, de maneira renovada, como a instituição é um lugar de vida, que acolhe quem não tem acesso à educação e emprego, num ambiente que cultiva e impulsiona a cultura negra. É para mostrar que a Zumbi é um lugar que existe para resistir contra o racismo e desigualdade que ainda persistem", pontua Gustavo Dornelles, diretor de estratégia da Grey Brasil.

"Para nós, o único caminho que iguala a todos é o conhecimento. É a educação plural, diversa, democrática, inclusiva e libertadora", defende Dr. José Vicente, reitor e diretor geral e acadêmico da Faculdade.

A artista Criola, que reflete em seus trabalhos a ancestralidade e espiritualidade africana, desenvolveu uma identidade visual ressignificando patterns de tribos africanas. Ela criou ícones com visuais únicos para representar cada uma das áreas de conhecimento lecionadas na Zumbi. O pattern criado para representar o curso de Direito, por exemplo, foi inspirado na “Balança da Justiça”, difundida em várias civilizações além das africanas.

A agência contou ainda com a consultoria da professora e antropóloga Edilene Machado, em relação à origem dos patterns e seus significados para tribos africanas. "O pattern é um elemento que se repete de maneira ilimitada, é uma imagem que podemos utilizar de várias formas. Adiciona interesse ao design, uma identidade, resgatas as origens dos alunos e funcionários, na maioria negros, e toca sua memória ancestral", defende Edilene.

Espie abaixo o filme que apresenta o rebranding.

Ficha Técnica:

MARCA: Universidade Zumbi dos Palmares

CAMPANHA: Nossa missão

AGÊNCIA: Grey Brasil

APROVADO POR: Reitor José Vicente

CEO: Luciana Rodrigues

Diretor Executivo de Criação: João Caetano Brasil

Head de Estratégia e Dados: Mariana Pagano

Diretor de Criação: Tomás Correa

Criação: Fernando Rihan, Igor Cabó, Criola, Caio Camargo, Gabriella Batista Ilustração: Criola

Diretor de estratégia: Gustavo Dornelles

Diretora de negócios: Fernanda Peixe

Supervisora de negócios: Bianca Araujo

Estagiária de negócios: Gabriella Santos

Gerente de Produção Integrada: Thais Possati

Produtora audiovisual: Danielle Oliveira

Produtor Gráfico: Jomar Faria

PRODUTORAS

Produtora de som: Antfood Music & Sound Design

Direção de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes

Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro

Coordenação: Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins

Produtora do Filme: Vândalo

Diretor de Cena: Black

Diretor de Produção: Alessandra Melo

Produtora: Natasha Siqueira

‘Nossa missão é deixar de existir’

/