arrow_backVoltar

Notícias verificadas

Facebook lança programa em parceria com Aos Fatos e Lupa

11.05.18

Na próxima semana, o Facebook coloca em funcionamento no Brasil um programa de verificação de notícias em parceria com duas empresas especializadas em checagem: Aos Fatos e Agência Lupa. Elas terão acesso ao material denunciado como inverídico pelos usuários. Conteúdos classificados como falsos terão a distribuição orgânica reduzida no feed de notícias. E as páginas que insistirem em compartilhar esse tipo de post terão todo seu alcance diminuído.

Nos EUA, segundo o Facebook, esse tipo de serviço reduziu a distribuição orgânica de notícias falsas em 80%.

Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação”, afirma, em comunicado à imprensa, a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.

A diretora de Aos Fatos, a jornalista Tai Nalon, conta que a agência foi criada sob a premissa de que todas as pessoas têm direito à informação verificada. “Essa iniciativa casa bem com essa filosofia, além de amplificar o necessário trabalho dos checadores de fatos durante um período crítico da história brasileira", declara. Pesquisadores de comportamento digital têm dito que as eleições serão inundadas por fake news (leia aqui, em matéria que publicamos no início da semana: Robô combaterá desinformação no Facebook e Twitter).

Já a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, destaca que a empresa acredita fortemente no impacto que o programa terá, “ainda mais num ano eleitoral”.

O Clubeonline reportou na segunda-feira que a agência Aos Fatos está desenvolvendo também um chatbot para auxiliar nesse trabalho: o robô Fátima irá conversar com os usuários via Messenger. O sistema também irá alimentar um aplicativo no Twitter que irá monitorar tweets com notícias falsas ou distorcidas.

Notícias verificadas

/