arrow_backVoltar

Plástico e papelão

Ambev transforma lixo em campanha reciclável

25.02.21

A Ambev coletou lixo plástico durante o Carnaval de 2020 no Brasil e o transformou em duas mil lixeiras para 2021. Para divulgar os resultados dessa ação de sustentabilidade, o anunciante apresenta uma nova campanha, criada pela Sunset.

O esforço pretende colocar luz em parceria feita pela Ambev com a ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), no ano passado, para recolher o lixo dos principais blocos de rua em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

A comunicação é composta pela animação "Querido Lixo" (assista abaixo), produzida pelo Zombie Studio, a partir de lixo reciclável.

Segundo a Ambev, o lixo coletado de cerca de 26 milhões de foliões que saíram às ruas em 2020 totalizou 324 toneladas de resíduos e material reciclável. Do montante, 127 toneladas de plástico foram transformadas em duas mil lixeiras, que estão sendo instaladas em Salvador e Recife, com a participação de 3 mil catadores.

Parte do lixo coletado foi usado na produção do filme, cujos cenários foram feitos com materiais reciclados, como plástico e papelão.

O roteiro da peça destaca a relação entre um catador de materiais recicláveis e uma garrafinha plástica. Trata-se de um convite para que cada um repense a forma como lida com o lixo, mostrando sua importância para a construção de um planeta mais sustentável. Todo o material usado no curta também será transformado em lixeira.

"O filme concretiza duas entregas, uma criativa que inspira e outra prática que acompanha a ação e transforma o cenário em lixeira. Foram 868 horas de trabalho, 65 profissionais envolvidos e muitos estudos de referência para chegarmos no stop motion", conta Paulo Garcia, sócio e diretor do Zombie Studio.

"É, literalmente, uma campanha 100% reciclável. De uma ideia simples, que é o uso do próprio lixo para montar o cenário e personagens da animação, conseguimos apresentar os resultados obtidos pela iniciativa da marca e, além disso, contribuir com o objetivo de produzir uma lixeira com o próprio filme da campanha", ressalta Sérgio Mugnaini, CCO (Chief Creative Officer) da SunsetDDB.

Leia anterior, sobre o movimento #AjudeUmAmbulante, criado pela SunsetDDB para Ambev para contribuir com ambulantes que ficaram sem renda por conta do cancelamento do Carnaval, aqui.

Ficha Técnica:

Agência: SunsetDDB

Título da campanha: Ambev #QueridoLixo

Anunciante: Ambev

CEO: Pipo Calazans

CCO: Sergio Mugnaini

Redator: Filipe Rosado

Diretor de Arte: Felipe Revite

Social Media: Fábio Machado e Gabriela Campagnucci

Mídia: Marcelo Aquilino, Marina Ramalho.

Atendimento: Cris Pereira, Bianca Bizello e Shirley Lacerda.

Planejamento: Marcia Aguirre, Fabiana Ribeiro e Julia Aquino

Diretor Produção Audiovisual: Tais Caetano

RTV Producer: Moema Porro

Aprovação Cliente: Alexandre Costa e Mariana Taborda

Produtora: Zombie Studio

Direção: Paulo Garcia

Atendimento: Stefanie Dias

Produção Executiva: Natalia Gouvêa

Diretor de Criação: Daniel Salles

Diretora de Produção: Nayla Kols

Diretor de Arte: Anna Caiado

Animation Supervisor: Patrick Botton

CG Supervisor: Rafael Segnini Isaac Buzzola

Concept Art: Anna Caiado Katan Walker

Storyboard: Saulo Brito e Gabriel São Marcos

LookDev & Light Lead: Claudio Júnior

LookDev & Lightning:Thiago Peyon, Lucas Amaral, Claudio Júnior, Pedro Henrique Plácido, Giovani Kosowski e Ricardo Alves

3D Models: Tiago Oliveira, Mauricio Sampaio e Douglas Silva

Character e Prop setup e rigging: Danilo Pinheiro Wesley Oliveira

Animation:Patrick Botton, Tecles de Almeida, Bruno Santos, Fernando Bastos, Igor Machado, Lucas Barbosa e Leonardo Felix

Stop Motion Animation: Fábio Yamaji

Scene Layout e Assembly: Rafael Segnini, Wesley Oliveira, Isaac Buzzola e Wallan Oliveira

VFX: Gabriel Marcondes

Editor: Wesley Oliveira

Lead Compositing: Leanndro Amorim

Compositing: Danilo de Lucio, Marco Antonio, Rafael Chiavegatti, Thailiny Cruz, Vanessa Peroni, Leanndro Amorin e Isaac Buzzola

Camera Tracking: Leonardo Lino

T.I.: Gabriel Paixão Rodolfo Cultiz

Financeiro: Alessandra Cena

Color Correction: Psycho n’Look/Marcinho.abc

Diretores de Produção: Nayla Kols e Galileu Giglio

Produtores: Nayla Kols, Simone de Angelis e Joaquim Carriço

Direção de Fotografia: Lucas Andres Barreto

Dop Assist: Renato da Silva Fonseca Leitão

Motion Control: Andre Camargo de Souza

Assistente de Motion Control: Samuel Mariani

Set Design: Fábio Yamaji, Tamali Reda e Ana Barroso

Set Design Assistente: Ana Lucia Valentin, Lua Nucci, Marina Lima, Simone Pinheiro,Caca Veirano, Verô Poiani, Ligia Mie Jeon, Fábio Yamaji eTamali Reda

Logger: Wesley Oliveira

Gaffer: Ailton Hipólito da Silva e Douglas de Oliveira Silva

Set Structure e Grip: Daniel Francisco dos Santos

Produtora Áudio: Evil Twin Music

Direção e Produção Musical: Andre Faria, Murilo Faria, Andre Namur

Finalização áudio: Andre Namur e Rafael Vieira

Atendimento: Juliana Tangary e Carolina Couto

Plástico e papelão

/