Pré-Estreia

Channel 4 lança 'Super. Human.', com foco nos Jogos Paraolímpicos

14.07.21

Com a proximidade da Olimpíada de Tóquio 2020, o Channel 4, emissora do Reino Unido, resgata a narrativa de suas premiadas campanhas anteriores para os Jogos Paraolímpicos de 2016 e de 2012 (leia e assista aqui e aqui) e apresenta agora "Super. Human."

Criado pela 4Creative, o esforço foi captado durante duas semanas, no mês de maio, e mostra os paratletas sangrando, suando, chorando e xingando.

O filme de três minutos (assista abaixo), que estreia no Channel 4 nesta sexta-feira (16), é embalado por uma versão de "So You Want to Be a Boxer", de Bugsy Malone, interpretada pelo artista britânico Jay Prince.

Criado por Scott Taylor e Andy Shrubsole e dirigido por Bradford Young, primeiro cineasta negro a ser indicado ao Oscar, o comercial explora os sacrifícios feitos pelos atletas paraolímpicos para perseguir seus sonhos de serem coroados campeões.

Imagens dos bastidores do filme e retratos dos atletas foram capturados por Ian Treherne, um fotógrafo que não enxerga.

Além de trabalhar em estreita colaboração com os próprios atletas paraolímpicos, a 4Creative envolveu a Associação Paraolímpica Britânica (BPA, na sigla em inglês) e o Comitê Paraolímpico Internacional, bem como várias organizações que trabalham com pessoas com deficiência, incluindo Scope.

Uma pesquisa de público realizada pela BDRC Continental e YouGov para o Channel 4 imediatamente após a Olimpíada de 2012 revelou o impacto dos Jogos Paraolímpicos nas percepções sobre deficiência e esporte paraolímpico no Reino Unido.

Segundo o estudo, dois terços dos espectadores (65%) sentiram que a cobertura dos Jogos Paraolímpicos teve um impacto favorável em suas percepções em relação às pessoas com deficiência e mais de quatro em cinco adultos (82%) concordaram que os atletas com deficiência eram tão talentosos quanto os sem deficiência, subindo para 91% entre aqueles que assistiram à cobertura da Paraolimpíada pelo Channel 4.

Quase dois terços dos adultos, 64%, concordam que a Paraolimpíada é tão boa quanto a Olimpíada, aumentando para 79% entre aqueles que assistiram à cobertura do evento pela emissora.

Já a cobertura do Channel 4 dos Jogos Paraolímpicos em 2016 foi assistida por quase metade da população do Reino Unido. A pesquisa também descobriu que a campanha mudou atitudes: 74% das pessoas se sentiram mais à vontade para discutir a deficiência depois de assisti-la e 59% sentiram que isso melhorou sua percepção das pessoas com deficiência.

"Queremos criar uma conversa e normalizar a ideia de que as pessoas com deficiência são tão talentosas e brilhantes no que fazem, se não mais brilhantes, do que as pessoas sem deficiência. À medida que avançamos, esperamos fazer filmes que provoquem essas conversas e ajudem a impulsionar a mudança social. O Channel 4 é uma emissora com propósito, que é o de criar mudanças por meio do entretenimento e representar vozes não ouvidas. E esperamos que estejamos fazendo isso", afirma Zaid Al-Qassab, chief marketing officer do Channel 4.

"Super. Human." será a maior campanha de marketing da emissora do ano, segundo Alex Mahon, CEO do Channel 4.

Pré-Estreia