arrow_backVoltar

Rotas Indígenas Brasileiras

Vivo patrocina SP-Arte

09.08.22

Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado nesta terça-feira (9), a Vivo apresenta o filme “Rotas Indígenas Brasileiras - Arte em Tempo Presente” (assista abaixo), com reflexões sobre povos indígenas na intersecção entre arte e tecnologia.

Criada pela VMLY&R, a peça, dirigida pelo cineasta Danilo Arenas, faz parte das ações da Vivo para contribuir com as discussões que serão desenvolvidas durante a feira de arte contemporânea SP-Arte, que terá como tema "Rotas Brasileiras" e acontecerá entre os dias 24 e 28 agosto, na Vila Leopoldina, na capital paulista.

"Mostrar a arte e os artistas dos povos originários é uma forma de enaltecer ainda mais a cultura e os valores indígenas. O Brasil precisa conhecer quem são eles na música, pintura, fotografia, dança, cinema", observa Sleyman Khodor, diretor executivo de criação da VMLY&R.

A produção parte da frase “Não existem índios no Brasil, existem indígenas”, levantada pelo escritor Daniel Munduruku, para apresentar artistas indígenas que se expressam com diferentes recursos tecnológicos. Entre os artistas retratados estão os rappers Oz Guarani e a fotógrafa Amanda Panka.

"Escolhemos usar nosso espaço na SP-Arte para destacar a presença indígena na cultura brasileira contemporânea. Esta reflexão é direcionada para o papel da tecnologia e da arte na construção de novas realidades, mais inclusivas e diversas", defende Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo.

A Vivo, que é patrocinadora da SP-Arte, contará com um espaço imersivo, chamado de Aity  ("ninho", em nheengatu, derivado do antigo tupinambá). No ambiente haverá uma exposição com obras de arte indígenas - pinturas, esculturas e audiovisuais - com peças produzidas especialmente para o evento, incluindo algumas de Denilson Baniwa, curador do espaço, e de Katú Mirim, Xadalú Tupã Jekupé, Oz Guarani e Olinda Yawar.

No espaço haverá ainda rodas de conversa com artistas da mostra e outros convidados e visitas guiadas presenciais e a partir de audioguias, além de contato com a cultura alimentar indígena.

Ficha Técnica:

Agência: VMLY&R Brasil Propaganda Ltda Cliente: Telefônica Brasil S/A
Produto: Vivo SP Arte
Título: Não existem índios

Duração: 62”

CCO: Rafael Pitanguy
ECD: Sleyman Khodor
Direção de Criação: Pedro Lazera, Marcos Magário
ACD: Fernanda Machado, Jean Guelre
Diretor de Arte: Diogo Dutra
Redator: Marcelo Felício

Atendimento: Leo Balbi, Carolina Rangel, Bruna Defelippe, Larissa Luquetti
Cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Janaina Felix, Ana Paula Gomes, Isaac Trabuco Planejamento: Marcelo Germano, Simone Bispo, Giulia Romanelli, Sara Braga, Kamilla Oliveira Projetos: Jacqueline Travaglin

Produção: Nicole Godoy | Anderson Rocha | Bárbara Emery | Ian Inglez | Guilherme Rodrigues | Nicole Thedin | Amanda Vieira | Bianca Aguiar

Produtora: Selvagem
Direção: Danilo Arenas
Produção Executiva: Caio Fusco | Isabela Vogas Diretora De Atendimento: Liciane Bortolussi
Ass. Atendimento: Adriana Putini
1 o Ass. Direção: Pedro Paulo Vicentini
Diretor De Fotografia: Danilo Arenas E Junior Black Coordenadora De Produção: Alessandra Melo Diretora De Produção: Alessandra Melo
Produtor De Elenco: Danilo Rowlin
Pós-Produção: Equipe Gato Selvagem Coordenador De Pós: Anderson Coutinho
Edição Montagem: Danilo Arenas
Finalizador: Equipe Gato Selvagem
Cor: Maira Tavares

Produtora de Áudio: Jamute
Produção Executiva de Som: James Feeler
Produtor: James Feeler e Luciano Nunes
Engenheiro de Som: Fernanda Galetti, Otavio Bertolo e Rafael Laurenti Atendimento: Kiki Eisenbraun, Sabrina Geraissate e Erika Santana

Data de produção: agosto/22

Rotas Indígenas Brasileiras

/