Safety Bike Radio

Isobar e BSB Fab Lab querem aumentar segurança dos ciclistas

17.05.17

Com o objetivo de ajudar os ciclistas a pedalar com mais segurança, a agência Isobar Brasil e o laboratório de inovação de Brasília BSB Fab Lab apresentam o "Safety Bike Radio", um transmissor de rádio portátil que interfere na frequência de uma emissora, em um raio de até 30 metros.

O dispositivo, desenvolvido especialmente para a mineira 98FM, alerta os motoristas dos carros, que estejam sintonizados nesta rádio, com mensagens pré-gravadas - como “Ciclistas ao redor, mantenha uma distância segura” - mas também é possível que os próprios condutores das bikes enviem mensagens personalizadas.

Qualquer ciclista pode criar o seu próprio "Safety Bike Radio". Para tanto, é necessário seguir as instruções do site do BSB Fab Lab. Segundo a Isobar, o custo para o desenvolvimento da ferramenta é de aproximadamente R$ 110 por ciclista.

O projeto está em fase de teste em Belo Horizonte e Brasília.

O diretor-executivo de criação da Isobar Brasil, Mateus Braga, contou detalhes sobre a iniciativa ao Clubeonline. Confira abaixo:

Clubeonline: Explique melhor como funciona o Safety Bike Radio.

Mateus Braga: Ele funciona como uma interferência na frequência da 98FM. Quando o ciclista está próximo de um carro, num raio de 30 metros, ele entra na frequência e sobrepõe à música da rádio uma mensagem que alerta sobre a proximidade de ciclistas.

Clubeonline: Como surgiu a ideia?

Braga: A ideia surgiu pela observação dos altos índices de acidentes com ciclistas nas cidades brasileiras. Nós olhamos para essa realidade e pensamos em como o digital poderia ajudar nesse problema; então, juntamos com um hábito, que é ouvir rádio, e vimos uma solução. Conversamos com vários desenvolvedores e vários deles não conseguiam encontrar uma ferramenta que fosse prática, até que conversamos com o BSB Fab Lab que conseguiu encontrar uma forma que viabilizasse a ideia.

Clubeonline: O dispositivo já foi distribuído a quantos ciclistas? A expectativa é conseguir a adesão de quantos bikers?

Braga: Inicialmente, montamos protótipos que estão em uso para teste de aceitação. Mas todos os arquivos e plano de montagem estão disponíveis para que os ciclistas usem, basta entrar no site e baixar. Nosso projeto não tem uma meta; se ele garantir a vida de apenas um ciclista já valeu a pena, mas quanto maior for o número de ciclistas usando o dispositivo, melhor.

Clubeonline: Quais são os resultados da ferramenta nessa primeira fase de testes?

Braga: O resultado ainda é pequeno em função dos testes, mas a aceitação tem sido ótima tanto pelos ciclistas como também pelos ouvintes da rádio.

Clubeonline: A ideia é expandir para emissoras de outras praças?

Braga: Atualmente, o device está montado apenas para usar a frequência da rádio 98FM de Belo Horizonte, mas gostaríamos que mais rádios aderissem à causa permitindo o uso e salvando vidas.

Confira, abaixo, a FT da campanha.

Ficha Técnica:

Título: Safety Bike Radio