arrow_backVoltar

Terra dos Invisíveis

'Município' em SP evidencia realidade de pessoas em situação de rua

19.03.24

A ONG SP Invisível, em parceria com a iD\TBWA, pretende dar visibilidade à realidade das pessoas em situação de rua em São Paulo, ao criar um município fictício, com uma população de quase 32 mil habitantes, chamado de “Terra dos Invisíveis”.

A entidade reuniu dados sobre população, moradias, demografia, atividades econômicas e a comparou a uma cidade real. As demandas dos moradores da "Terra dos Invisíveis" serão formatadas em um plano de ações, a ser entregue aos principais pré-candidatos à prefeitura de São Paulo.

Intervenções urbanas com grafites nas ruas vão demarcar o território ocupado pelas pessoas que moram na rua. O dimensionamento do espaço ocupado pelos habitantes deste "município" incluirá "pins" no mapa de São Paulo, feitos no Google Street View.

Segundo os idealizadores da iniciativa, se a "Terra dos Invisíveis" fosse real, ocuparia a 189ª colocação no ranking populacional de São Paulo, mas estaria na última posição (646ª) no índice de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado.

Nacionalmente, a cidade teria um número de habitantes superior a 89% dos municípios brasileiros. A capital paulista reúne 25% de toda a população em situação de rua do país.

Estamos falando de algo extremamente manifesto nos números, mas, muitas vezes, não na percepção geral da sociedade. Mais do que tornar essa população visível, queremos que os cidadãos em situação de rua tenham as suas histórias e aspirações ouvidas”, pondera André Soler, fundador e CEO da SP Invisível.

Nosso objetivo foi criar um projeto que não apenas sensibilize, mas que também inspire ações concretas da sociedade e mudanças significativas na atenção dada a esse lado invisível no coração de uma das principais cidades do mundo”, ressalta Sthefan Ko, diretor-executivo de criação da ID\TBWA.

Ficha Técnica:

Time SP Invisível

CEO e Presidente: André Soler

Gerente de Comunicação: Ana Ceribelli

Gerente de Operações: Rodolfo Moreira

Analista de marketing: Gean Arcangio

Analista de marketing: Guilherme Oliveira

Time iD\TBWA

CEO: Camila Costa

CSIO: Marco Sinatura

Diretor Executivo de Criação: Sthefan Ko

Diretor Executivo de Mídia: Thiago Fernandes

Diretora Executiva de Atendimento: Alessandra Santana

Diretora Executiva de BI: Priscila Sanita

Diretor Executivo de Operações: Thiago Carneiro

Diretor de Criação: Guga Diehl

Diretores de Criação Associados: Lucio Caramori, Clarissa Astigarraga

Redação: Lucio Caramori

Direção de Arte: Clarissa Astigarraga, Andre Pauletti, Kaue Gomes

Diretor de Conteúdo: Renato Santoliquido

Gerente de Conteúdo: Amanda Borges

Comunity Manager: Sabrina Passos

Diretor de Inovação: Rodrigo Carvalho

Cordenador de Inovação: Julio Bigoli

Gerente de Operações: Daniel Goncalves

Diretora de Marketing e Novos Negócios: Marina Fagionato

Gerente de Contas: Michele Merlucci

Diretora de Mídia: Vanessa Farina

Diretora de produção: Paula Saraiva

Assistente de Produção: Adriana Silva

Produção Integrada: Indie

Diretor de Edição: Kauê Gomes

Edição/Motion: Bruna Elizabeth, Ziza Silva, Pablo Chiapetta

Filme – Paranoid

Produtora: Paranoid
Direção: René Baldiserra e Gabriel Neves
Produção Executiva: Marcel Weckx e Luiz Armesto
Atendimento: Marina Marujo
Pesquisa Criativa: Bruno Mota, Leticia Pontes e Cauê Teles
Coordenação de Produção: Luiz Armesto
Assistente de Coordenação: Fernanda Hernandez, Camila Aureliano e Dulce Fernandes
Direção de Fotografia: René Baldiserra
Direção de Produção - Filme: Rodrigo Ghattas
Coordenação de Pós-Produção: Layssa Pascher
Assistente de Pós-Produção: Kaio Shot
Finalização: Arthur Schneider
Montagem: Tiago Gil
Pós-Produção: Clan Vfx
Color Grading: Bleach

Áudio Filme – Jamute

Produtora de Som: Jamute

Produção executiva de som: James Feeler

Produtor Musical: James Feeler e Leck Gomes

Engenheiro de som: Marcelo Filho, Otávio Bertolo, Sanjai Cardoso

Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes

Atendimento: Kiki Eisenbraun e Hingrit Nistche

Embed Produção Digital - site
Guilherme Levy – Diretor de Operações e Sócio
Ary Oliveira – Diretor de Tecnologia e Sócio
Leonardo Fernandes - Desenvolvedor Sênior

Cely - marketing de influência

Comercial - Bruno Pires

Comercial - Renata Monzani

Atendimento - Victoria Vilanova

Produção - Regina Rocha

Produção - Jessica Spinelli

Produção - Gabriel Costa

Instagrafite - intervenção grafites

Fundador - Marcelo Pimentel

Produção - Marcela Macário

Logan - parceiro de mídia

Senior Sales Manager - Milene Rizzardi

Terra dos Invisíveis

/