Donas da Rua

Turma da Mônica em homenagem a Liane Collares

19.03.24

A escritora, palestrante e ativista brasileira Liane Collares, que se dedica a combater o preconceito da sociedade em relação às pessoas com Down, é homenageada pelo projeto "Donas da Rua", da Turma da Mônica.

Para representar Liane, que nasceu na cidade de Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, na década de 1960, foram escolhidos os traços da personagem Tati.

Liane é possivelmente a primeira criança com Trissomia do cromossomo 21 a frequentar a escola regular, direito que só seria garantido no Brasil por lei a todas as pessoas com deficiência perto dos anos 1990.

A escritora de 60 anos já atuou em peças, filme e comerciais, além de ter sido campeã de natação. Em 31 de março de 2023, no Dia Internacional da Síndrome de Down, realizou uma palestra na ONU, em Nova York, representando a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down e o Brasil.

Além de Liane, outras mulheres fazem parte do hall das "Donas da Rua da História", como a escritora e poeta indígena Eliane Potiguara (leia aqui), Deh Bastos, atualmente sócia e ECD da MAP Brasil (leia aqui) e Maya Angelou, poeta e defensora dos direitos civis (aqui).

Donas da Rua