arrow_backVoltar

The Most Searched

Os + buscados no Black History Month do Google

29.01.20

Um filme exibido no intervalo do Grammy’s, prêmio revelado no domingo 26, apresentou ao público americano uma iniciativa do Google focada na história da população negra do país. É o Black History Month, que tem um site próprio para divulgar os ícones e os momentos relativos ao tema que foram mais buscados na plataforma em 15 anos.

The Most Searched – A Celebration of Black History Makers” tem 1:30 de duração e traz resultados como a performance mais pesquisada (a de Beyoncé no Coachella 2018). Sua canção “Countdown” está na trilha do filme.

Beyoncé é uma das mulheres que se destacam na busca. Outras são a matemática Katherine Johnson (pesquisadora da Nasa) e Whitney Houston, que se sobressai quando se trata de pesquisar os intérpretes do hino americano (sua apresentação no Super Bowl de 1991 figura no topo). Em relação aos homens, alguns dos ícones são LeBron James, o atleta mais procurado, e o ativista Malcolm X, dono da autobiografia mais prevalente no search.

Entre as cenas escolhidas para representar o projeto do Google está o discurso de Martin Luther King de 28 de agosto de 1963 marcado pela frase “I have a dream” e outros movimentos, como o da luta pela igualdade de direitos civis e os Panteras Negras.

No site, o Google reitera a promessa de investir US$ 25 milhões para criar oportunidades para estudantes negros e latinos, um projeto que surgiu em 2018. E anuncia mais US$ 3 milhões para uma Olimpíada Cultural e Científica destinada ao mundo afro-acadêmico.

Na descrição do vídeo no YouTube, o Google ressalta que foram utilizados dados do Google Trends para identificar os acontecimentos mais procurados pelo público entre 1º de janeiro de 2004 até 1º de julho de 2019.

The Most Searched

/