UnFear

Samsung lança app de IA para pessoas com autismo

10.04.23

A Samsung e a Cheil Worldwide da Espanha apresentam um aplicativo de inteligência artificial para pessoas com autismo que reduz autonomamente o volume dos sons que consideram perturbadores eque podem desencadear crises de ansiedade, mas sem cancelar completamente o ruído para não isolá-las.

De acordo com a marca, trata-se do "primeiro aplicativo inteligente de gerenciamento de ruído que funciona em tempo real" para permitir que as pessoas gerenciem sons individuais para atender às suas necessidades.

O autismo afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo e muitas delas têm sensibilidade auditiva que pode levar a desconforto e ansiedade em reação a certos sons. A solução geralmente são fones de ouvido com cancelamento de ruído que bloqueiam todos os sons, o que leva ao isolamento completo do áudio.

O aplicativo, chamado "Unfear", funciona com o Samsung Galaxy Buds para filtrar sons de gatilho conhecidos, incluindo sons personalizados para o usuário, para ajudar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e distúrbios auditivos, filtrando certos sons, em vez de eliminá-los completamente, de modo que essas pessoas continuem a se sentir mais conectadas em suas vidas cotidianas.

Além dos sons do ambiente externo, o app filtra sons em todas as formas de conteúdo provenientes de dispositivos e celulares em jogos, streaming, filmes, música e conteúdo de mídia social.

Para situações de emergência, o aplicativo pode ser controlado por voz, permitindo que os usuários busquem imediatamente um "modo calmo" em momentos particularmente estressantes. Há também uma opção SOS, onde os usuários podem ligar automaticamente para seu contato de emergência para obter ajuda.

Veja abaixo o filme que apresenta o app.

A pesquisa e os testes do aplicativo foram realizados em parceria com dez organizações espanholas de autismo: Autism Madrid Federation, Catalan Autisme Federation, Asperger New Life, Nuevo Horizonte Association, Cepri Association for the Research and Study of Mental Deficiency, Adisgua, Guadarrama Association for People with Disabilities, SumateA e Sur Madrid Autism Spectrum Disorder, bem como com mais de 100 pacientes com TEA e suas famílias. UnFear é endossado pela Sociedade Espanhola de Psiquiatria e Saúde Mental.

Idealizado, desenhado e desenvolvido pela Cheil Worldwide Espanha, o app está disponível nos idiomas espanhol e inglês e será lançado globalmente ao longo de 2023. O aplicativo faz parte do programa “Technology with Purpose” da Samsung.

Ficha Técnica:

BRAND: Samsung