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US$ 656 bilhões 

Investimentos globais em publicidade devem crescer 6% em 2020, diz Warc

24.10.19

Os investimentos em publicidade devem aumentar em 2020 em todas as 19 categorias de produtos monitoradas pela consultoria internacional de inteligência de marketing Warc, chegando a para US$ 656 bilhões globalmente, o que representa um crescimento de 6%.

Trata-se de um aumento acentuado em comparação ao incremento de 2,5% estimado para 2019, mas está abaixo do índice de 7,3% registrado no ano passado.

De acordo com a Warc, oito categorias de produtos devem registrar crescimento no investimento publicitário maior do que a taxa global no próximo ano: serviços financeiros (+11,8%), produtos para uso doméstico (+10,5%), transporte e turismo (+9%), telecomunicações e serviços públicos (+8,5% ), tecnologia e eletrônica (+8,4%), bebidas alcoólicas (+6,9%), automotiva (+6,8%) e refrigerantes (+6,5%).

A internet é o meio que mais cresce em cada setor, exceto em tecnologia e eletrônica, onde o uso de mídia out of home (OOH) deve crescer mais rapidamente.

Globalmente, pela primeira vez em 2020 os formatos da internet irão representar mais da metade do investimento do anunciante, com US$ 336 bilhões. Dentro da categoria, o investimento em marketing de performance, mídias sociais e vídeo online (basicamente no Facebook, Google e YouTube - de propriedade do Google) está impulsionando o crescimento total do mercado.

O Google e o Facebook atraíram dois terços do investimento em publicidade online em 2018 antes que os custos de aquisição de tráfego (TAC) fossem pagos aos parceiros do Google, e segundo estimativas da Warc, essa participação deve subir para mais de três quartos no próximo ano.

A Amazon, com participação ainda pequena em comparação aos outros dois principais players, está se tornando cada vez mais importante para os anunciantes que desejam se conectar com consumidores perto do ponto de compra. A previsão é a de que a participação da Amazon suba para 2,5% no próximo ano, da Alphabet (Google e YouTube) para 23,1% e do Facebook para 12,9%. Tirando essas três empresas, o investimento em publicidade na web é baixo desde 2012.

"Os baixos índices macroeconômicos, a diminuição da confiança nos negócios e o aumento das tensões geopolíticas aumentaram a possibilidade de recessão em 2020. Nesse clima, nossa previsão de crescimento de seis por cento no investimento em publicidade global pode parecer otimista, mas essas projeções estão alinhadas com as do Banco Central, FMI e Euromonitor, para PIB e gastos do consumidor", pondera James McDonald, editor-chefe da Warc Data e autor da pesquisa.

 

US$ 656 bilhões 

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