Final de ano

Ações e mensagens das agências vão de humor à AI

19.12.19

Como já virou tradição, o Publicis Groupe lançou sua mensagem de final de ano com a liderança da companhia. O CEO Arthur Sadoun e o chairman Maurice Lévy são os responsáveis pelo filme que eles decidiram que seria “bem simples”, como se vê no canal do grupo no YouTube.

Sadoun diz que sabe do esforço de todos em 2019. Daí, porque resolveu não pedir ajuda extra para mais ninguém, já que o Natal se aproxima. Para transmitir a mensagem de ano novo, ele conta que recorreu a seu celular e a um assistente.

O vídeo é tremido e apresenta uma série de problemas, como enquadramento mal feitos, foco perdido, áudio abafado e até um aviso de “cut” em momento inapropriado. Mas Sadoun continua a falar, explicando como quebraram os silos entre criatividade, mídia, tecnologia e dados, entre outras análises de como foi o ano para o Publicis Groupe.

Já na conclusão da mensagem, o assistente pergunta como se encerra o vídeo. Por engano, ele vira a câmera para si e, então, surge o rosto de Lévy, o assistente atrapalhado. Sadoun tenta orientá-lo, ao que o chairman responde: “já apertei todos os botões”.

Propostas para todos os gostos

Humor na mensagem de final de ano é uma pedida. Mas diversas agências internacionais optaram por criar ações que mostrassem outras habilidades ou que abordassem temas que vão além da publicidade.

A Hive, de Toronto, criou um calendário para incentivar as pessoas a priorizarem a saúde mental em dezembro. A peça foi chamada de “Self-care Calendar”. Os recados espalhados ao longo dos dias brincam com possibilidades como cantar uma música natalina bem alto no chuveiro. Mas também demonstram que está tudo bem se alguém não estiver muito disposto a celebrar como a maioria das pessoas. E o calendário foi colocado à venda nas lojas da rede Drake General Store, em Toronto. O dinheiro será destinado à Canadian Mental Health Association.

Cachorro compartilhado

A 180LA optou por compartilhar um presente com clientes de modo inusitado. Trata-se de um cachorro, o Caramel. Ou melhor, a agência enviou um certificado de propriedade de um cão especializado em caçar trufas na França. O documento traz a foto do animal e um mapa da fazenda onde vive. A mensagem simboliza o sucesso das parcerias da agência. A 180 LA afirma que logo os clientes irão receber trufas ou produtos que contém o ingrediente, fruto do trabalho de Caramel.

Experiência sobre clichês

A MullenLowe desenvolveu uma ação para gerar automaticamente campanhas de Natal. O site www.xmasadgenerator.com permite que as pessoas definam um perfil de loja e o tipo de humor que gostariam de empregar em suas mensagens. A experiência tira sarro dos clichês que surgem nessa época.

“Out of office” como não se vê por aí

Em vez de um cartão de Natal, a agência Wolff Olins pediu a seus designers dos escritórios em Nova York, São Francisco e Londres criações que pudessem substituir as costumeiras mensagens de “Out of Office” que normalmente agradecem os e-mails e pedem para retomar contato depois. O resultado são imagens e gifs que qualquer um pode usar ao programar seus avisos de ausência. Basta fazer o download dos trabalhos no site wowowo.wolffolins.com. É de graça.

500 vídeos

A Rapp pegou o conceito “We Stand Up for Individuality” e decidiu celebrar as festas de final de ano com seus clientes de forma mais personalizada. São mais de 500 vídeos feitos com equipes de seus escritórios nos EUA em que os profissionais agradecem as parcerias mencionando os profissionais dos clientes que estiveram envolvidos nos projetos deste ano. Foram escolhidos lugares como a famosa placa de Hollywood e os telões da Times Square.

Árvore ao vivo – e viva

A Wieden+Kennedy de Londres optou por fazer entradas ao vivo para mostrar sua árvore de Natal, que não foi montada na agência. Na verdade, foi enfeitada uma árvore viva, na terra. Na empresa, ela era apresentada por meio de uma tela. Ou seja, para marcar o final de ano, a agência optou por uma versão digital da árvore. A imagem do pinheiro real era captada e exibida via Twitch, plataforma de streaming querida por gamers. A W+K londrina fez doações para uma entidade que cuida de árvores nas cidades e estimulou outras pessoas a contribuir com a causa.

Inteligência artificial natalina

Outro projeto de Londres, mas este assinado pela R/GA, também oferece uma experiência tecnológica. A agência quis refletir sobre a suposta morte da criatividade motivada pelo avanço da inteligência artificial. Como a R/GA defende que isso não acontecerá, ela procurou músicas, cumprimentos e palavras associadas à época do ano e alimentou um sistema de AI (sigla da expressão em inglês) para gerar novas canções e mensagens.

As melhores criações foram apresentadas a designers e outros profissionais da casa para que fossem interpretadas. E assim surgiram cartões produzidos em parte pela tecnologia e em parte pela criatividade humana. Os produtos foram colocados à venda em um site, mas já se esgotaram. O dinheiro arrecadado foi entregue para a Code Your Future, que ensina refugiados e pessoas socialmente desfavorecidas a codificar e, desse modo, tentar procurar emprego. A ação é assinada pela R/GA com um Happy Holid.ai a todos.

Final de ano