NOVO!

Globo lança nova fase da plataforma ‘Tudo Começa Pelo Respeito’

Agência: - -

março

Pela primeira vez, uma pessoa com tetraplegia pilotou um carro de corrida usando comandos cerebrais, segundo a TV Globo, que realizou a ação como parte do projeto "Movido a Respeito", criado pela emissora em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes.

A iniciativa marca uma nova fase da plataforma "Tudo Começa Pelo Respeito", que foi lançada neste fim de semana, atrelada ao início da temporada 2017 da Fórmula 1.

"A ação revela a importância de um mundo acessível, com o direito de ir e vir assegurado para todos. Respeito é olhar para a deficiência e enxergar novas possibilidades", afirma Sergio Valente, diretor de comunicação da Globo.

Rodado no autódromo Velo Cittá, na cidade de Mogi Guaçu, interior de São Paulo, o filme (assista abaixo) traz Rodrigo Mendes, que perdeu os movimentos aos 18 anos após levar um tiro durante um assalto, conduzindo o automóvel.

Foram envolvidos mais de 100 profissionais de diferentes áreas da Globo. O carro de corrida projetado e equipado com sistema que responde a comandos cerebrais foi elaborado pela equipe de tecnologia da empresa.

Sensores foram instalados no capacete do piloto, que estava conectado ao motor do veículo. Por meio de um software, o mapeamento dos impulsos elétricos produzidos pelas ondas cerebrais do piloto foi enviado para um computador de bordo, conectado ao sistema de direção.

O carro também foi equipado com um sistema de controle totalmente computadorizado de onde se aciona direção, acelerador, freio, embreagem e mudança de marcha. Uma câmera frontal detectou o traçado da pista. O veículo contou com um receptor remoto e uma comunicação direta com as equipes no box.

"Mais do que encantar as pessoas, sabemos do nosso poder de mobilização, e a inovação é uma das ferramentas para isso. Muito tem se falado em inteligência artificial e esta campanha mostra como a tecnologia tem um papel social importante", defende Raymundo Barros, diretor de tecnologia da Globo.

A campanha "Movido a Respeito" é uma nova etapa da plataforma "Tudo começa pelo Respeito", lançada pela Globo em 2016, em parceria com a Unesco, Unicef, Unaids e ONU Mulheres, com o objetivo de ajudar a sociedade a respeitar e discutir os direitos de públicos vulneráveis à discriminação e ao preconceito.

Confira o making of do filme, aqui.

Ficha Técnica:

Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Criação: Marcelo Felicio, Alexandre Tommasi e Monica Tommasi
Atendimento: Carla Sá, Daniela Farina e Patricia Doliveira
Produção Globo: Jaqueline Couto, Fernanda Ribeiro, Milaine Almeida e Thais Soares

Produtora: La Casa de la madre
Direção: Jorge Brivilati

Direção de fotografia: Bruno Tiezzi.
Produção Executiva: Renata Martins e Monica Branco.
Montagem: Tiago Feliciano.
Montage Globo: Marcio Vieira e Rafael Fernandes.
Pós-produção e finalização: André Carvalho
Produtora de som: Enoise
Locução: Rodrigo Mendes
Fotos: Rodrigo Mendes se prepara para pilotar um carro de corrida usando apenas comandos cerebrais