Cannes Lions

Festival cria comitê e vai repensar seu futuro

23.06.17

O Festival de Cannes tomou a primeira iniciativa após as pressões que sofreu de dois dos principais grupos da publicidade mundial: Publicis (que anunciou que não vai inscrever peças no ano que vem) e WPP (que pediu mudanças ao festival) (leia mais sobre o Publicis aqui, e sobre o WPP, aqui).

Os organizadores do evento anunciaram a criação de um comitê consultivo que irá repensar o futuro do festival - é formado por líderes de anunciantes como Marc Pritchard (P&G), Keith Weed (Unilever), Fernando Machado (Burger King), Fiona Carter (AT&T), Jan Derck Van Karnebeek (Heineken)  - além de representantes de agências, outros parceiros e até o prefeito de Cannes.

A proposta do comitê é ajudar o festival a se redefinir e continuar atendendo às necessidades do mercado. Será uma plataforma de divisão de pensamentos e recomendações sobre todos os aspectos da experiência do Cannes Lions.

"Nós estamos no Cannes Lions para focar em criatividade que leva ao crescimento. Essa é a hora certa para darmos um passo para trás e entender os melhores caminhos para Cannes ter a melhor plataforma para a criatividade em nosso mercado. A P&G está pronta para ajudar", disse Marc Pritchard, em comunicado enviado pela organização do evento.

"Houve muitas discussões sobre a estrutura do festival. Queremos criar experiência de Cannes Lions correta para todos os participantes. O que une todos eles é sua crença na criatividade como uma força poderosa no mundo - e esse será o coração de tudo que fazemos", disse em comunicado Philip Thomas, CEO da Ascential, organizadora do Festival de Cannes - e ex-CEO do próprio festival, cujo antigo cargo hoje é ocupado pelo brasileiro Jose Papa.

Resposta ao mercado

Além de falar com a comunidade criativa que está no Festival de Cannes, o posicionamento é uma resposta ao mercado de ações. A empresa operou em forte queda na Bolsa de Londres após o anúncio do Publicis de que não vai inscrever peças no ano que vem. A princípio, o CEO Jose Papa deu uma entrevista ao The Drum (veja aqui) e, hoje, a empresa lançou o comunicado aos jornalistas. Nesta sexta-feira (23), as ações tiveram alta, mas o índice segue abaixo do nível anterior.

Cannes Lions