Cannes Lions 2018

GP de Digital Craft: experiência musical com VR

20.06.18

Que tal ouvir seu artista preferido tocando ao seu lado? Essa é a experiência que Aeronaut VR, criado pela Isobar NY, desenvolveu para o projeto solo do cantor Billy Corgan, vocalista da banda Smashing Pumpkins. A execução e a ideia por trás desse trabalho (confira mais aqui), feito para a canção Aeronaut, conquistaram o júri que atribuiu Grand Prix ao case.

Billy Corgan foi filmado em VR e foram criados ambientes, todos captados com essa tecnologia, para que fãs pudessem vivenciar a sensação de ter o músico se apresentando perto deles. Além disso, com o uso de óculos de realidade virtual, eles podiam interagir, fazendo desenhos. Até sete pessoas podem se conectar na mesma experiência, conferindo uma característica multiplayer à ação.

Na análise do júri, três elementos eram importantes para avaliação das campanhas. A execução da história, o uso do meio e a implementação do projeto. “A ideia representava a oportunidade de os fãs se conectarem com o artista, o que só poderia acontecer por meio do VR. O case mostra como uma história pode se conectar bem com a tecnologia”, disse Saulo Rodrigues, diretor executivo de criação da R/GA, jurado da categoria. “Aeronaut VR é um trabalho de craft perfeito que entrega emoção”, complementou.

Havia outro trabalho de VR que chegou a ser discutido para GP: Dispatch, feito pela Here Be Dragons, de Los Angeles, para Oculus. A questão não se limitava, portanto, ao bom uso da tecnologia. “Aeronaut VR tinha visual, tinha sound design e emoção”, explicou.

A campanha Ricky Brasil, da Ogilvy para Forbes, também esteve cotada para Grand Prix (leia mais sobre os Leões brasileiros da categoria aqui).

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2018