arrow_backVoltar

Kantar Ibope Media

Os maiores anunciantes do Brasil em 2017

17.04.18

Com 64% de crescimento em investimento em mídia em 2017 em comparação ao ano anterior, a Hypermarcas lidera o ranking de maiores anunciantes brasileiros do ano passado, segundo a Kantar Ibope Media.

A segunda posição é ocupada pelo laboratório Genomma, que registrou queda de 9% em investimentos publicitários no período em comparação a 2016.

Em seguida, aparecem Unilever Brasil (-35%), AmBev (+29%), Procter & Gamble (-2%), Divcom Pharma Nordeste (+42%), Claro (+54%), Caixa (-15%) , Trivago (+19%) e Ultrafarma (+50%), completando, respectivamente, as empresas que mais investiram em mídia no ano passado, levando-se em consideração valores de tabela cheia dos veículos, sem descontos.

Entre os 10 maiores anunciantes, quatro atuam no segmento farmacêutico: Hypermarcas, Genomma, Divcom Pharma Nordeste e Ultrafarma.

Segundo a Kantar Ibope Media, ao todo, 61.380 anunciantes marcaram presença nos meios e veículos monitorados.

"O aumento de 1% no PIB e a elevação nos índices de consumo contribuíram para um desempenho melhor na compra de espaço publicitário de alguns setores e categorias de produtos. A perspectiva de crescimento na economia, junto com a realização da Copa do Mundo e das eleições devem movimentar o mercado de mídia em 2018", argumenta Rita Romero, diretora de Business Insights and Development da empresa.

Entre os 10 setores que mais investiram em mídia em 2017, que juntos representam mais de 80% de toda a atividade publicitária em 2017, houve retração somente nos segmentos Comércio, Automotivo e Bebidas. Os setores que mais cresceram no período foram Administração Pública e Social e Farmacêutico, com 38% e 22% de variação positiva, de acordo com a Kantar Ibope Media.

Entre os mercados monitorados, São Paulo lidera, absorvendo um quarto de toda a verba destinada para compra de espaço publicitário. Em seguida estão Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esses três mercados são responsáveis por receber 38% de todo o investimento de mídia do país.

Confira as imagens, abaixo.

Os dados fazem parte do estudo Retrospectiva e Perspectiva 2017, disponível na íntegra no site da Kantar Ibope Media.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Kantar Ibope Media

/