arrow_backVoltar

Monte sua agenda: o Clube ajuda

Cannes tem de Iñárritu a Iggy Pop e Marcello Serpa

17.06.16

Para os que vem até a Riviera Francesa para encarar com afinco o Festival de Cannes, é difícil organizar a agenda de seminários e premiações. E este ano a tarefa está ainda pior, já que a edição se divide entre Cannes Lions, Lions Health, Lions Innovation e o novato Lions Entertainment.

Se somente com o Cannes Lions já é desafiador escolher entre um compromisso e outro, perdendo-se muita coisa em virtude dos horários concorrentes ou das filas imensas nos painéis, com os novos festivais dentro do Festival ficou ainda mais complicado planejar o dia a dia.

Mas o Clube fez um exercício, mesclando o que pode ser inspirador com gente de fora da publicidade e o que chama a atenção no mercado da comunicação. Montamos primeiro um guia somente com os painéis do Cannes Lions, entre eles um com Iggy Pop, outro com Oliver Stone e um que foi anunciado nesta segunda-feira, 09: o da Ogilvy & Mather com o diretor mexicano Alejandro Iñárritu, ganhador de dois Oscars por O Regresso e Birdman. Depois, teremos outro guia para os demais eventos dentro do Festival (que publicaremos na próxima semana).

CANNES LIONS

Sábado 18 – Aquecendo os motores

- 16h – 16h45 – Making Magic: The Art of Illusion in Modern Brand Narrative

Cannes tem gostado de mágicos. Trouxe em 2014 o inglês Dynamo. Agora é a vez do decano David Copperfield, que hipnotizava o público no tempo em que suas apresentações eram exibidas no Fantástico. A proposta é explorar a tensão entre autenticidade, sinceridade, honestidade e mensagem da marca, diz a organização. Ah, claro. David vai fazer algum truque de ilusão exclusivamente para quem estiver lá.

Domingo 19 – Ainda dá para conciliar a agenda

- 12h – 12h45 - Agency ßeta -The Secret of Team Prototyping

Ultimamente Cannes reserva um espaço para a Hakuhodo. Quem conduz o painel deste ano é Masaru Kitakaze, diretor executivo de criação. O foco é olhar para os times dentro das agências e analisar o DNA desses pequenos grupos por meio de cases e projetos inovadores

Segunda 20 - A coisa começa a apertar

- 13h – 13h45 – Alphas Forever in Beta

O CEO da AOL, Tim Armstrong, fala sobre o poder da informação, “que não pertence a ninguém, mas a todos”.

- 17h – 17h45 - Reimagine: Play

Brincar é uma das atividades mais antigas e criativas do mundo. A Mattel mostra o que tem feito para dar novo significado ao mundo da brincadeira – vide as transformações pelas quais passou a Barbie. Com Geoff Walker, vice-presidente executivo e Chief Strategic Technology Officer da empresa.

- Premiação! Party!

Começam a surgir os primeiros cases vencedores e os primeiros GPs do Cannes Lions: Promo & Activation, Print & Publishing, Radio, Direct e o Glass Lions. É também a noite do Opening Gala do festival.

Terça 21 – Esqueça a ressaca porque o dia apertou

- 10h – 10h45 – Anna Wintour in Conversation With Christopher Bailey

A famosa editora da Vogue se encontra com o CEO da Burberry. Na pauta, como se sobressair nesta era de inovação digital e em um segmento – a indústria fashion – que movimenta US$ 1,2 trilhão ao ano.

- 11h – 11h45 – The Pursuit of Impact: Edelman in Conversation with Will Smith

Indicado duas vezes ao Oscar – mas sem comparecer este ano à festa do cinema por não haver negros concorrendo nas principais categorias –, Will Smith (Homens de Preto, Em Busca da Felicidade)  conversa com Jackie Cooper, chair global de estratégia criativa da Edelman, sobre como combinar o trabalho criativo com projetos de impacto social.

- 13h – 13h30 – Clients are Creative Too: The Ideal Creative Partnership

Fernando Machado, SVP do Burger King e líder da campanha vitoriosa Proud Whopper (ganhadora de 13 Leões em 2015), debate com Anselmo Ramos, cofundador e CCO da David, alguns cases de sucesso da marca e o valor da parceria entre cliente e agência. E já avisamos, em primeira mão, que Machado estará conosco no Festival do Clube 2016. Uhuuu!

- 13h – 13h45 – The Case for Creativity

Jonathan Mildenhall, CMO do AirBnb, é um dos palestrantes deste painel que discute o tema criatividade x resultados. James Hurman, autor do livro The Case for Creativity, apresenta os dados mais recentes de um levantamento feito em mais de três décadas para apontar o valor da criatividade nos negócios. No painel também estará presente Jim Stengel, ex-CMO da P&G.

- 14h – 14h45 – Creators of Culture

No ano passado, o cantor e produtor Pharrell Williams lotou uma das grandes salas do Palais. Agora será a vez do cantor Usher, que, como Pharrell, foi jurado do programa The Voice. Junto com Ryan Seacrest, apresentador famoso pelo American Idol, ele falará sobre as mudanças que ocorreram na mídia e na música nestes tempos em que o público faz parte do processo criativo.

- Premiação! A noite é das categorias Outdoor, Creative Effectiveness, PR, Design, Product Design e Digital Craft.

Quarta 22 – Dia dos sobreviventes da maratona da véspera. E vai ter mais

- 11h – 11h45 – The Future of Brands

Keith Weed, CMO da Unilever, discute como as marcas devem se mover em um cenário que envolve o humano e o tecnológico: os avanços digitais são nítidos, mas cresce também o poder das comunidades e aumentam as demandas da sociedade, que quer mudanças no mundo.

- 12h – 12h45 – Anderson Cooper & Anthony Bourdain: Creative Inspiration

O chef Anthony Bourdain, que roda o mundo com seus programas de TV, revela onde busca inspiração para seu trabalho. E conta também como fez para convencer Anderson Cooper, âncora da CNN, a comer partes do estômago de uma vaca.

- 13h – 13h45 – Stephen Sackur Interviews Gwyneth Paltrow

O jornalista da BBC fará uma entrada ao vivo na programação da BBC World News entrevistando a atriz. O público terá a chance de fazer perguntas para Gwyneth Paltrow.

- 13h45 – 14h15 – Beyond Brand Purpose: Moving from Awareness to Activism

O CEO da Edelman, Richard Edelman, apresenta o Earned Brand Study, que trata de propósitos da marca. No painel, o escritor e consultor em educação Ken Robinson e a brasileira Aline Santos, vice-presidente sênior de marketing global da Unilever, discutem como ajudar os consumidores a se tornarem ativistas e fazerem a diferença.

- 14h – 14h45 – Lunch is for Wimps: In Conversation with Oliver Stone

O Guardian quer incendiar Cannes com o diretor e produtor Oliver Stone, que costuma polemizar com suas visões políticas. O tema do debate será Snowden, filme que Stone prepara a respeito da história de Edward Snowden e a massiva espionagem praticada pela NSA, que assombrou o mundo em reportagem publicada pelo diário inglês em 2013.

- 15h – 15h45 – Grey 10th Annual Music Seminar: Last Forever

No costumeiro painel musical da Grey, Iggy Pop. Não é preciso dizer muito.

- 17h – 17h45 – How To Do Work That Speaks Every Language

A Crispin Porter + Bogusky montou um painel com Chuck Porter, o chairman da rede, que conversa com o diretor de criação Bo Deng, da CP+B de Hong Kong, e com Marcos Medeiros, o CCO da operação no Brasil.

- Premiação! É a vez dos Leões de Creative Data, Innovation, Mobile, Media e Cyber.

Quinta 23 – Busque energia. O dia não será tão ruim

- 10h – 11h15 – New Director’s Showcase

- 12h – 12h45 - Kevin Plank and David Droga: From Underdogs to Game-Changers

Cliente e agência se encontram: os fundadores da Under Armour e da Droga5 vão discutir o que fazer para deixar de ser um vira-lata e ser uma empresa transformadora.

- 14h – 14h45 – Ogilvy & Inspire

Than Kai Meng, CCO da Ogilvy & Mather, recebe o cineasta mexicano Alejandro González Iñárritu, diretor de O Regresso e Birdman, pelos quais ganhou o Oscar de melhor diretor neste ano e em 2015, respectivamente.

- 15h – 15h45 –  Raising the Creative Bar

Como a Unilever, a P&G tem painel cativo em Cannes. Marc Pritchard, Chief Brand Officer da companhia, fala sobre criatividade, eficácia na mídia e inovação.

- 17h – 17h45 - Spike Jonze & Shane Smith: Making Content We Care About

O diretor Spike Jonze (Ela, Quero Ser John Malkovich) debate com Shane Smith, fundador e CEO da Vice, escolhido Media Person of The Year pelo Festival de Cannes, a importância de se fazer conteúdo que consiga realmente atrair a atenção do público jovem.

Sexta 24 – Pode relaxar. Está acabando

- 12h – 13h – The Cannes Debate

Normalmente o horário é ocupado por Martin Sorrell, CEO do WPP Group. Na programação, está garantida a participação de Ban Ki Moon, secretário-geral da ONU.

- 14h15 – 15h – Isobar Presents ‘Icons of Creativity’ with Uniqlo’s John C Jay

O presidente global de criação da Uniqlo, John C Jay, conta como a empresa japonesa trabalha para manter a criatividade e a relevância em alta na era do Brand Commerce.

- 15h15 – 16h – How To Do Terrible Work

O CMO da Mars, Bruce McColl, vai discutir esse tema – e também “Como ser despedido”, “Como não ganhar um Leão” e “Como matar coisas” – com David Lubars, CCO global da BBDO.

- 16h15 - 17h - No auditório Debussy, o brasileiro Marcello Serpa será entrevistado por Philip Thomas, CEO do Cannes Lions (saiba mais aqui).

- Premiação! Hora das categorias novas: Entertainment e Entertainment For Music.

Sábado 25 – Se sobrou pique, aproveite

- 12h30 – 13h – How risk-taking ads helped Justin Trudeau become Prime Minister

O primeiro ministro canadense Justin Trudeau virou o queridinho da web. Terceiro colocado em pesquisas pré-eleição, o então candidato pelo Partido Liberal recebeu até a alcunha dos adversários do Partido Conservador de “Just Not Ready”. Mas ele deu a volta por cima. E agrada até mesmo não-canadenses com medidas como nomear um gabinete formado majoritariamente por mulheres. David Rosenberg, CCO da Bensimon Byrne, agência por trás da campanha vitoriosa do candidato do Partido Liberal, detalha o planejamento estratégico que culminou na eleição de Trudeau.

- Premiação! Chegou a noite de gala do Cannes Lions. É tempo de conhecer os vencedores das categorias Integrated, Titanium, Film Craft e Film e mais os laureados com prêmios especiais, entre eles o de Agência do Ano e o Leão de São Marcos, que este ano vai para o brasileiro Marcello Serpa.

Leia anterior sobre os palestrantes deste ano, aqui.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Monte sua agenda: o Clube ajuda

/