Ainda SxSW 2022

Desigualdades e os caminhos para a equidade

04.04.22

Dias se passaram e temas como equidade e igualdade continuam reverberando nas conversas e questionamentos de quem acompanhou as pautas do festival SxSW 2022. Da genética à sistematização de comportamentos sociais, de pequenos a grandes movimentos, tudo parece passar pela disparidade de direitos que existe ao redor do mundo. Segundo alguns estudos e movimentos, o desafio passa pelo reconhecimento dessas questões e pela busca por soluções.

Professora de psicologia e coordenadora do laboratório Developmental Behavior Genetics, da Universidade do TexasKathryn Paige Harden é autora do livro "The genetic lottery: why DNA matters for equality", cujo estudo foi apresentado no SxSW. Ela questiona a ideia de superioridade racial, que tende a levar ao 'eugenismo'. Como exemplo, mostrou falas do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enaltecendo que há pessoas que têm bons genes e inteligência e outras que não têm. Segundo Kathryn, não adianta negar o papel da "loteria genética", que predispõe os indivíduos a obterem mais ou menos educação, por exemplo, o que, via de regra, tem papel determinante na posição social de cada um. Segundo ela, é à partir desse reconhecimento, e não da negação do papel da genética, que podemos deixar de perpetuar o mito da meritocracia e iniciar a desafiadora busca pela igualdade em um mundo de pessoas que nascem diferentes.

Essas diferenças nunca ficaram tão expostas como diante da Covid-19 "Quando a pandemia atingiu os Estados Unidos, o mundo pode assistir em tempo real como o sistema de saúde local não atende todas as suas comunidades da mesma forma", disse Amy Hinojosa, presidente e CEO da MANA, Organização Nacional Latina, que trabalha há décadas por mulheres, meninas e família latinas na América do Norte. Ela abriu o painel "Health Equity: Ending Racism in U.S. Health Care" e lembrou que, já que a ferida está mais exposta do que nunca, hora de capitalizar a conversa e cobrar tratamento igual da administração pública, do congresso e das agências federais, mostrando tanto os mal tratos das comunidades desassistidas como apresentando o que pode ser feito".

A discriminação no sistema de saúde dos Estados Unidos é uma questão latente e, por isso, estiveram presentes no painel outros líderes de organizações nacionais pelos direitos civis, como Tammy Boyd, da Black Women's Health Imperative. Ela citou medidas diante de dados como o de que a mortalidade de mulheres negras por falta de atendimentos básicos durante a gravidez, o parto, ou o pós-parto, é 3 a 4 vezes maior do que em mulheres brancas. Aumentar a consciência, colocar metas e métricas e estudar formas, como incentivos e penalidades para hospitais cujas taxas de mortalidade sejam muito altas, são algumas das saídas. Mas, o mais importante e difícil, segundo ela, "é trazer para a mesma mesa de discussão os grupos atingidos e todos os envolvidos com essas questões para apresentar os problemas e encontrar soluções práticas".

Nelson Linder, presidente da National Association for the Advancement of Colored People (NAACP) de Austin, também participou da mesa. A associação que ele preside desde 2020 lançou, durante o festival,  a campanha "Health Equity First", para conscientizar sobre como o uso de dinheiro público pelos hospitais afeta o atendimento à população negra e de baixa renda. Linder também é um dos entrevistados do documentário lançado pelo cineasta Steve Mims em 2021, chamado "Inquest: An Examination of Central Health" (veja aqui), denunciando o desvio de fundos de um hospital do condado de Travis, no Texas.

E já que estamos falando da busca por caminhos que garantam igualdade social, vale lembrar que um dos três trabalhos finalistas da categoria Student Innovation, do SxSW Innovation Awards 2022, é brasileiro e focado na diminuição da desigualdade dentro de uma rede de ensino. Criado pelo Núcleo de Inovação da Sociedade Inteligência e Coração - SIC, de Belo Horizonte, mantenedora do colégio Santo Agostinho, o ecossistema educacional “Campus” (conheça aqui) utiliza a inovação à favor da equidade entre os alunos. A plataforma reúne atividades e dinâmicas do processo de aprendizado no mesmo lugar, incluindo interações e engajamento entre os corpos docente e discente, gerando informações que permitem um olhar mais aprofundado e personalizado para cada estudante. O trabalho vencedor da categoria foi "Tapis Magique - A choreomusical interactive carpet" (veja aqui), um tapete eletrônico têxtil tricotado, sensível à pressão, que gera dados de sensores tridimensionais com base nas posturas e gestos corporais para conduzir um ambiente sonoro imersivo em tempo real. A criação é do MIT Media Labs, de Cambridge, Massachusetts. Clique aqui para conhecer todos os vencedores desta edição da premiação.

Clubeonline esteve no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

Leia anteriores valiosas sobre o evento aquiaquiaquiaquiaqui, aqui, aqui, aqui, aquiaquiaqui e aqui.

Ainda SxSW 2022