arrow_backVoltar

BBB24

Estudo aponta saúde mental e racismo entre temas que marcaram a edição

16.04.24

Uma pesquisa do Instituto Ipsos focada em usuários do X, antigo Twitter, apontou os temas que mais chamaram atenção do público que acompanhou o BBB24, reality show que se encerra nesta terça-feira, 16, com a revelação do campeão desta temporada, entre o baiano Davi Brito, o gaúcho Matteus Amaral e a amazonense Isabelle Nogueira.

Levantamentos feitos por sites indicam que o vencedor deverá ser Davi, um motorista de aplicativo negro e de 21 anos, que foi alvo de diversos competidores no programa. Em vários momentos, o tema do racismo esteve entre as conversas estabelecidas nas redes sociais, um ambiente reconhecido como extensão da atração.

Outra questão que marcou esta edição foi saúde mental, que ocupou o primeiro lugar entre os assuntos mais associados ao BBB24, de acordo com o estudo do Ipsos. Jogadora desta edição convidada entre personalidades famosas, a "influenciadora" Vanessa Lopes, de 22 anos, deixou o programa em fevereiro ao apertar o "botão da desistência". Em entrevista, ela declarou que teve um "quadro psicótico agudo", como se a mente tivesse rompido com a realidade.

Saúde mental foi citado por 57% dos entrevistados - o instituto ouviu uma comunidade online que representa o país, com 73% dos participantes com idades entre 25 e 45 anos. Em segundo lugar, ficou racismo, com 50%. As demais posições ficaram assim: memes, cancelamento, machismo e abuso psicológico, completando o top 5.

O estudo comprovou a forte conexão entre TV e mídia social quando se trata de realities. Segundo a pesquisa, 63% dos entrevistados acompanham o BBB pela TV e pelas redes. Isso demonstra quanto o público do programa está conectado, sugerindo uma interação intensa e simultânea entre o conteúdo exibido na tela e as conversas online, ampliando o alcance e o impacto do reality.

De acordo com o estudo, o público se engaja intensamente, discutindo em tempo real com amigos e no Twitter, além de buscar conteúdos extras durante o dia no Instagram e Facebook. A mistura de meios evidencia o acompanhamento quase minuto a minuto do BBB.

Um dado indica o alcance dos temas gerados a partir deste BBB24: 65% levam a discussão do programa para além da tela da TV. Dos entrevistados, 41% procuram as redes para saber mais dos assuntos quentes; 24% discutem os assuntos de forma privada, como em grupos de WhatsApp.

BBB24

/