Cannes Lions 2020/2021

Papo com os Jurados: Domenico Massareto / Social & Influencer

16.06.21

Papo com os Jurados – Cannes Lions 2020 / 2021

Domenico Massareto, CCO da Publicis Brasil. Nosso jurado em Social & Influencer Lions.

Clubeonline - Este ano, o Festival acumula trabalhos de duas edições. Isso pode interferir na qualidade do julgamento?

Domenico - Interfere na qualidade do que foi inscrito. Com duas edições acumuladas, parece que agências do mundo todo investiram nos seus melhores trabalhos dos últimos dois anos. O rigor maior com as inscrições sem dúvida gerou um conjunto de ideias muito mais fortes e consequentemente uma competição muito mais acirrada e de altíssimo nível.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?

Domenico - Toda marca do planeta está presente no ambiente de redes sociais, gerando conteúdo e fazendo parcerias com influenciadores. E grandes marcas estão fazendo isso de maneira planejada, gerando negócios e, por vezes, impacto positivo. É uma disciplina de longo prazo. Não se ganha Leão com esforços pontuais. É preciso pensar e agir grande. Ainda estamos no meio de processo de julgamento e não parece ser um ano fácil pro Brasil na categoria.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes vá refletir as mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação? E quanto a pautas como racismo e inclusão, elas devem ganhar ainda mais destaque nesta edição?

Domenico - Sem dúvida. Vimos e discutimos muitos trabalhos em que marcas alinhavam seus esforços de negócio com causas diversas. Uma discussão recorrente em relação às ideias foi o que chamamos de precisão contextual: se as conversas estimuladas nas redes sociais estavam alinhadas com as tensões globais que vivemos nos últimos dois anos. Nesta categoria é importante considerar quem fala, pra quem se fala, como se fala e, principalmente, quando se fala.

Clubeonline – Do que você vai sentir mais falta: do aeroporto de Paris; do rosé no Martinez; do macaron na La Durée; do jantar no “Pelourin”; das filas no tapete vermelho para, quem sabe, subir ao palco; ou das festas?

Domenico - Dos encontros não planejados com os amigos, de sentar no auditório gelado e acertar a palestra, de “meditar” olhando sozinho os trabalhos expostos, de caminhar pela orla tentando assimilar tudo o que se aprendeu ao longo do dia. Ótima pergunta.

Leia anterior com Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul, nosso jurado em Direct Lions.

A cobertura do Cannes Lions 2020/2021 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Santeria, Surreal Hotel e VMLY&R.

Leia todas sobre Cannes aqui.

#ClubeonlineCobreCannes

Cannes Lions 2020/2021