Cannes Lions 2022

Papo com Jurados: Mauricio Almeida / Media

18.06.22

Papo com os Jurados - Cannes Lions 2022

Mauricio Almeida, VP de Mídia da Publicis Brasil. Nosso jurado de Media Lions.

Clubeonline - O Cannes Lions volta a ter uma configuração mais parecida com a que conhecíamos antes da pandemia. Você espera encontrar mudanças nesta edição presencial?
Mauricio Almeida - Sim, o mundo mudou e agora um evento presencial precisa ressignificar sua razão de existir. Antes da pandemia, Cannes era um celeiro para se inspirar e encontrar com algumas das mentes mais criativas da publicidade. Agora, depois de uma pandemia que assolou o mundo e vitimou milhões de pessoas, é preciso refletir o papel da publicidade neste cenário. Espero encontrar mudanças que reflitam uma preocupação com uma publicidade mais responsável e preocupada em conscientizar a população mundial com temas delicados. Mais do que networking, espero que essa edição gere reflexão.

Clubeonline - Quais expectativas para sua categoria, tanto em termos globais quanto em termos de Brasil?
MA - Considerando o contexto pandêmico que acelerou a transformação digital e fez com que anunciantes buscassem novos modelos de negócios, distribuição e comunicação, a expectativa é ver este impacto traduzido em inovação na criatividade em mídia, muito mais que a excelência em orquestração de canaisEsse fato impactou nossa indústria independentemente de barreiras e espero ver esse reflexo em cases do mundo inteiro. Como entusiasta da criatividade brasileira, sempre reconhecida entre as melhores do mundo, torço para que o nosso desempenho seja significativo em todas as categorias.

Clubeonline - Você acredita que o resultado de Cannes irá de alguma forma refletir mudanças que a pandemia causou no mundo e, consequentemente, na comunicação?
MA - Sem dúvida essas mudanças estarão presentes em Cannes. É impressionante o poder da criatividade de encontrar novos caminhos e soluções nesse momento tão delicado que todos nós passamos. Já vi muitos cases que refletem esse protagonismo da criatividade em transformações definitivas e impacto de resultado para os clientes.

Clubeonline - Diversidade e inclusão, balizas na construção de uma sociedade melhor e, consequentemente, de um novo mercado de comunicação, devem ser percebidas com ainda maior ênfase nas campanhas de 2022?
MA - Indo além de diversidade e inclusão, um fato que me chamou muito atenção no julgamento de do Long List foi a quantidade de cases pautados em interação de marcas e causas. Independente do âmbito que a causa atue. De fato, temos um movimento de conexão dos anunciantes com o tema e o mais importante, de forma genuína e crível para gerar o impacto e visibilidade necessária. Entendo isso como uma evolução definitiva na nossa indústria e certamente será cada vez mais acelerada por anunciantes e agências.

Clubeonline: Da programação de palestras, reduzida este ano, algo chamou sua atenção?
MA - Muita coisa legal vai rolar por lá. O ônus de julgar o festival é que a maior parte das palestras não poderei assistir. Mesmo assim já me programei para ver temas que me interessam dento da minha área de atuação: games, NFT, CMO’s in the Spotlight, entre outros.

Leia anterior, com Luiz SanchesCCO da BBDO América do Norte & Chairman/Partner da AlmapBBDO, nosso jurado de Titanium aqui.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022