Cannes Lions 2022

'This is fine': + um forte protesto do Greenpeace

23.06.22

O Greenpeace está movimentando o Cannes Lions. Nesta quinta-feira, 23, mais uma vez os ativistas da ONG geraram buzz por intervir na rotina do evento. Eles utilizaram um carro de bombeiros para escalar um dos painéis do Palais des Festivals. Um grupo de homens e mulheres subiu pela escada de bombeiros até o alto do prédio, diante da mensagem “Creativity drives action”, da campanha da Braze que ocupa um dos lados do Palais.

Subiram também dois ativistas vestidos como o cão amarelo do meme “This is Fine, que é empregado na web em situações que negam uma realidade dramática. Como proteção, outros integrantes do Greenpeace fizeram uma corrente humana carregando faixas e cartazes com os dizeres “Ban Fossil Fuel Advertising”. No alto da escada de bombeiro, eles exibiram a mensagem do meme.

Segundo o Greenpeace da França, que organizou o protesto, 40 ativistas estiveram na ação. A organização afirma que o cachorro do meme simboliza a negação das agências de publicidade diante da emergência climática. Outra faixa destacava: “campanhas de combustíveis fósseis estão queimando o planeta”. A polícia, um esquadrão antibomba, cães e seguranças do Festival acompanharam a ação.

Passados alguns minutos do protesto, os policiais começaram a dispersar o movimento de modo truculento. No alto do Palais, seguranças retiraram cartazes dos manifestantes, chegando a usar a força (veja aqui um vídeo mostrando um pouco do que foi o protesto).

Em comunicado, Edina Ifticene, do Greenpeace França, criticou as agências, por “ignorarem sua responsabilidade pelas mudanças climáticas”. Em suas palavras, a indústria de combustível está destruindo o clima e a indústria da publicidade é cúmplice. “É hora de escolher os lados: as agências estarão do lado do velho mundo, que luta para manter seus lucros, às custas das gerações futuras, ou estarão na vanguarda da luta pelo amanhã?”.

O Greenpeace francês vai além. De acordo com o comunicado, ao concordar em trabalhar para empresas que “matam o clima”, as agências de comunicação contribuem com o greenwashing, levando o público acreditar que “está tudo bem”. A organização salientou que o IPCC, em seu último relatório, apontou que estratégias de marketing podem ser um obstáculo às ações ambientais, e que um grupo formado por mais de 450 cientistas assinou uma carta pedindo a agências de PR e de publicidade que parem de trabalhar com empresas ligadas a combustíveis fósseis.

Também foram distribuídos panfletos com o título “No awards on a dead planet”. O Greenpeace convoca os delegados a se juntarem à iniciativa europeia para banir a publicidade e ações de patrocínio bancadas por companhias de combustíveis fósseis pelo site banfossilfuelads.org.

Na primeira noite de premiação do Festival, um criativo, hoje ligado ao Greenpeace, subiu ao palco para devolver um Leão que ganhou no passado por campanha criada para uma fabricante de carros (leia aqui). Nesta semana, outro grupo de ativistas chegou à “praia do WPP” (diversas empresas montam seus espaços em áreas privadas dessa parte do litoral de Cannes) em botes para protestar e levar sua mensagem. Estavam fantasiados como o cachorro de “This is fine”.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022