Clube 45 Anos

Minha Estrela Inesquecível 15 (Ricardo Wolff)

12.06.20

O Clube de Criação faz 45 anos e, para dar tempero e sabor à comemoração, o Clubeonline está recebendo de criativos, produtores e diretores de cena depoimentos para a seção "Minha Estrela Inesquecível", que destaca as histórias que estão por trás de prêmios conquistados no Festival do Clube.

Ricardo Wolff, executive creative director da Innocean, em Berlim, recorda de um tempo em que a internet e as redes sociais já foram 'mais simples', cenário que permitiu à AlmapBBDO conquistar Estrela de Prata no 36º Anuário (2011) com ação criada para ativar o patrocínio da Volkswagen ao Planeta Terra Festival (veja o videocase, abaixo).

Confira o depoimento de Wolff, a seguir.

"Funcionários do Facebook reclamando do Zuckerberg no Twitter, Twitter dando cartão amarelo pro Trump, Cambridge Analytica guinando eleição, Wikileaks, Snowdenleaks, anúncio na sua timeline vendendo aquele tênis que você não procurou, mas comentou pro amigo que era joia.

Pois é, social media já foi mais simples.

Dez anos atrás, então, era terra de ninguém.

Social media raiz.

E é na carona dessa nostalgia romântica que volto para a Estrela do Clube de Criação que me marcou.

O ano é 2010 e a Volkswagen patrocinava o Planeta Terra Festival. Como de praxe, patrocinadores ganham X ingressos. Nós, na AlmapBBDO, recebemos 30. Briefing: fazer barulho sem dinheiro.

Eis que eu e meu parceiro de trincheira, Guiga Giacomo (aka Capita), olhamos em volta e contamos nossas armas. Não muitas. Mas suficientes.

Escaneamos os ingressos, jogamos no Photoshop, cobrimos 3 dígitos do serial number de cada um e, pra finalizar, criamos uma página no Facebook.

A mecânica?

Cada vez que subíamos um ingresso, a primeira pessoa que comentasse a combinação certa dos 3 dígitos levava aquele ingresso. Trinta vezes isso.

Dois dias e 25 mil comentários depois, nossa página tinha mais likes do que a do próprio festival. É o famoso everyone wins: pessoas ganham ingressos, Volkswagen ganha o coração dos xóvens, e nós, Estrela de Prata em 2011.

Claro, mecânica de give-away sempre funciona. Atrai gente interessada ou não no produto.

Mas a gincaninha online fez seu estrago.

Faria no ano seguinte?

Não. E esse é o ponto.

Em pouco tempo, o Facebook mudaria muita coisa no seu regulamento, principalmente em relação à atuação de marcas.

Por isso, essa é a Estrela que me marcou.

A lembrança de um tempo em que a internet era mais solta, moleca.

A saudade também de um case menos enrolado. Menos ambicioso. Sem 300 mídias interligadas e resultados na CNN.

Mas essa é outra história. Para a Estrela de outra pessoa contar."

Leia anterior, sobre as Estrelas Inesquecíveis de Paulo André Bione, aqui.

Leia também os depoimentos da série Por que o Clube faz parte da minha história?, aqui.

Clube 45 Anos