Clube + YouTube

Lu da Magalu, uma creator mais do que real

30.06.22

O Clube de Criação e o YouTube Works, premiação do YouTube, estão juntos em uma curadoria de cases que utilizam a plataforma de maneira criativa, eficaz e inovadora. Durante o Cannes Lions 2022, apresentamos alguns trabalhos finalistas ou premiados no Festival.

Dentre as campanhas que conquistaram Leões, trazemos o case “Lu do Magalu”, da Ogilvy, que conquistou Ouro na categoria Social & Influencer. A ação conta a bem-sucedida estratégia que criou a maior influenciadora virtual do mundo. Nascida como a voz da assistente virtual para ajudar o cliente no processo de compra no e-commerce do Magalu, em 2003, a Lu se tornou uma influenciadora popular, com características reais, e com as quais as pessoas se sentem conectadas. Ela tem estilo, opinião forte e empatia por causas importantes. Mais que isso: a Lu é a cara da empresa nas redes sociais - e figura importante da corporação.

O case da Ogilvy mostra como Lu participou de ações reais, sempre mantendo sua narrativa e fidelidade ao público que a segue. Recentemente, ela esteve em um clipe com Anitta, veiculado no YouTube, plataforma onde a cantora lança suas músicas. O clipe 'Rio, o Magalu chegou geral' quebra uma barreira entre o mundo real e o virtual. Todas as roupas usadas pela Lu nesse vídeo estavam disponíveis para venda no Super App do Magalu. Ela fez ainda outro videoclipe com o DJ Alok, produzido no metaverso, esteve no “Dança dos Famosos”, da TV Globo, e também protagonizou o programa Black Friday do Magalu, 'Black das Blacks', na Globo.

Quando olhamos para o YouTube, Magalu é hoje um dos maiores canais de marca varejista no mundo, tendo sido precursora no uso de lives, como a "Liquidação Fantástica”, por exemplo. Quando olhamos para o case da Lu e sobre como utilizar o canal e a criação de conteúdo de forma inteligente, trazendo a personagem para grandes fortalezas criativas e de linguagem da plataforma, vemos soluções como clipes e avaliação de produto. Como exemplo disso, temos o sucesso do videoclipe da Lu com a Anitta, com a cantora avaliando e explicando diferentes produtos para o público do canal", destaca Caio Franchi, executive creative director do Google Brasil.

Lu também foi a primeira personalidade do Brasil não-atleta a participar de uma ação da Red Bull, se tornando uma caricatura da marca. Fez parcerias com marcas como Adidas, McDonald's, Red Bull, MAC, Australian Gold, Maybelline, Samsung, Bic e outras. E foi capa da revista Vogue Brasil

Como tantos outros creators, ela se tornou uma grande produtora de conteúdo no YouTube. Um dos valores da plataforma é justamente o  “Best Work With Creators”, que propõe que a marca use a essência dos creators para contar histórias, alçando-os, em muitos casos, a uma dupla de criação com a agência ou a marca para pensar na melhor solução.

A Lu tem mais de 2,6 milhões de inscritos em seu canal.

O YouTube Works Brasil, que celebra a criatividade, a eficiência e a inovação por trás de campanhas veiculadas, é uma boa oportunidade para checar trabalhos similares. O prêmio está com inscrições abertas. Clique aqui para saber mais.

Leia os cases anteriores: “Tide Vs. Dr. Strange, luta que movimentou os fãs da Marvel”, aqui; “Vax That Thang Up, um rap contra a pandemia”, aqui; e “Eat a Swede, uma história satírica em 18 minutos”, aqui e “Fadas, Rayssa Leal e um conto de skate", aqui.

Este conteúdo é um publieditorial do YouTube no Clubeonline. O “Pin” que marca esta nota, no alto à direita, quando vista na home, é uma identificação por este material ser diferenciado.

Clube + YouTube