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Com direção de Toby Dye

Ford em campanha realy dark, assinada pela GTB

05.02.18

Ford estreia a campanha "100 days of Darkness",  inusitada e surpreendente, protagonizada por pessoas que vivem no arquipélago de Svalbard, no Círculo Polar Ártico.


Os filmes mostram o quão escuro e difícil a vida pode ser na região, durante o período chamado de Noite Polar.


Criada pela GTB e com o brasileiro Marcos Almirante, associate creative director, na ficha, a campanha apresenta a nova Ranger Black Edition, da Ford, tão escura e durona quanto a região.


Dirigido pelo premiado Toby Dye e produzido pela RSA Films London, de Ridley Scott, o filme principal da campanha gira em torno de três pessoas que moram na cidade mais ao Norte do mundo, Longyearbyen, que fica no arquipélagoPor mais de 110 dias por ano, elas vivem e trabalham a -20º Centígrados e na mais completa escuridão. Claramente, não é um lugar para todos. Mas, ao que parece, um lugar perfeito para a Ranger Black Edition. Assim como as pessoas de Longyearbyen, a Ford Ranger pode lidar com as condições adversas, já que consegue se movimentar em paisagens geladas e montanhosas com facilidade.

"A primeira vez que a agência me mostrou o brief, eu me apaixonei pela ideia: filmar um carro totalmente preto no lugar mais escuro da Terra. Como não amar isso? Claro, eles só não disseram o quão frio seria", brinca o diretor Toby Dye.

O gerente de conteúdo de marca da Ford para veículos comerciais, Steve Fletcher, comenta: "Nós levamos nosso veículo mais resistente para um dos mais difíceis lugares do Planeta. Os residentes de Svalbard precisam de confiabilidade e a Ford Ranger Black Edition mostrou que pode facilitar suas vidas cotidianas, nos ambientes mais severos".

Marcos Almirante, que cria para Ford em todo o continente europeu, conta ao Clubeonline mais detalhes:

"A campanha foi rodada no lugar mais escuro do mundo: Svalbard, um arquipélago no Ártico onde o sol se põe em outubro e só volta a aparecer mais de cem dias depois. Os filmes contam a história de três habitantes reais de Longyearbyen e sua rotina na escuridão, extremo frio e entre os ursos polares. O diretor Toby Dye é responsável por campanhas multipremiadas para Heineken (Open Your World) e Persil  (aquela que revela que prisioneiros têm mais tempo outdoor do que crianças).  Tody tem uma pegada muito humana, perfeita para o que queríamos".

E ele continua: "Foi 'a' experiência da vida, coisas que a propaganda nos proporciona quando temos sorte de vender uma ideia legal que deixe o cliente tão feliz e realizado quanto a gente. A campanha traz uma situação e um local inusitados, e foi rodada em um lugar que não está no topo da lista de 'Destinos Turísticos a Serem Visitados' de quase ninguém".

E detalha: "Fomos em uma equipe muito pequena, de oito pessoas, incluindo eu e um producer. Foi uma filmagem de guerrilha, com só 4 dias de filmagens. Chegamos logo depois de o sol ter se exposto na região pela última vez. Uma experiência muito estranha. Nosso relógio biológico ficou muito louco. A gente almoçava e queria ir deitar e dormir. E o arquipélago tem fatos muito interessantes. Por exemplo, ninguém pode nascer ou morrer na ilha, porque ali não há hospitais com estrutura. Outra coisa, no arquipélago há mais ursos polares vivendo do que pessoas. Todos os moradores têm histórias - algumas bem difíceis - com ursos polares. Nós não chegamos a cruzar com um deles. Outra curiosidade: a Aurora Boreal acontece muito na região. E aconteceu na noite em que fomos embora. Perdemos! Mas isso é ótimo, porque assim teremos de voltar para ver".

A região vive basicamente de turismo e de cursos e pesquisas relacionados à ciência, geografia, geologia e afins. Há, segundo Almirante, poucos mas ótimos restaurantes. Há um aeroporto, dois ou três hotéis e mais de 40 nacionalidades convivem no arquipélago, porque existe um acordo que determina que Svalbard, apesar de ser território norueguês, é um pedaço de terra internacional. Assim, qualquer um pode viver lá, sem visto ou autorização formal. Mas é mandatório ter um emprego e se sustentar. Além, é claro, da disposição para encarar frio, falta de sol por um grande período do ano, e, depois, falta da noite, por outro período extenso.

Mas voltando à campanha, Almirante comemora: "O corte que apresentamos ao cliente foi aprovado de prima, sem nenhuma mudança. Primeira vez que vejo isso. O cliente está muito feliz. Esta é uma história humana, sobre a resiliência de algumas pessoas, sobre os limites que o ser humano suporta. Ela mostra que estas pessoas aguentam o que outras pessoas não aguentam. E que o carro da Ford aguenta o que outros carros não aguentam", finaliza o criativo.

O trabalho será veiculado em 16 países e 14 línguas, na internet e nos cinemas.

Ficha Técnica:

Advertiser: Ford

Marketing Communications Director: Anthony Ireson

Brand Content Manager: Lyn West

Brand Content Manager – Commercial Vehicles: Steve Fletcher

 

FILM

Creative Agency: GTB

Chief Creative Officer: Julian Watt

Executive Creative Director: Lazaros Nikiforidis

Associate Creative Director: Marcos Almirante

Junior Copywriter: Alexander Smith

Junior Art Director: Louise Shaw

Strategy: Katherine Cummings, Petar Panayotov

Production: Aaron Clark, Max Dinunno

Group Business Director: Sarah Rosser

Business Director: Ina Foelster

Senior Account Manager: Alexander Palmer

 

Production Company: RSA London

Director: Toby Dye

Production Company Producer: Emma Cairns

Director of Photography: Jasper Spanning

Service Company: Jason Roberts Productions

Offline Editor: Julian Eguiguren

Post Production: Gramercy Park Studios

Post Production Producer: Annika Gustavsson

VFX Supervisor: Stephen Miller

Colourist: Ben Rogers

Sound Design: Toby Griffin @ Gramercy Park Studios

Music: James O’Connell @ Rebel

Still Photographer: Toby Dye

Image Retouching: Peter Holmes

 

Com direção de Toby Dye

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