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A voz das periferias

Pesquisa aponta como covid-19 está afetando os sem privilégios

02.04.20

As agências Responsa e Bullet fizeram uma pesquisa para traçar um panorama do comportamento da periferia durante a pandemia de coronavírus.

O estudo "A voz das periferias" aponta que 80% dos moradores temem perder o emprego devido ao impacto da covid-19. E 96% acreditam que a pandemia é muito séria.

Antes de apresentar mais números, vale observar que parte da população brasileira está confinada em suas casas, seguindo a principal diretriz da OMS para conter o avanço da doença. Mas para muitas pessoas o isolamento social não é uma possibilidade por não terem sido liberadas pelos empregadores.

A partir do confinamento, foram delineadas macrotendências como aumento das horas com a família e mais tempo para si mesmo. Outros comportamentos indoor estão sendo vistos, como a prática de exercícios físicos em casa e o alto consumo de serviços de streaming.

Na periferia

Região com precariedades que ajudam a propagar ainda mais o vírus, a periferia enfrenta desafios para combater a covid-19. A pesquisa ouviu 525 moradores entre os dias 23 e 26 de março. Deles, 72% são mulheres. Do total, 40% têm carteira assinada.

A pesquisa indicou que 14% dos entrevistados tinham emprego, mas não estavam recebendo nesse período, e 30% estavam sem trabalho. Do total, 4% já foram mandados embora por causa da crise.

Outros resultados são
- 63% afirmam que há pessoas que não se importam ou não acreditam ser importante ficar em casa
- 61% acreditam que pessoas foram dispensadas de seus trabalhos.
- 15% dizem estar em pânico em relação à crise; 52% estão muito preocupados;
- 81% ocupam seu tempo acessando a internet pelo celular
- 81% acessam redes sociais;
- 61% assistem a filmes e séries, mesmo índice para leitura online de notícias e de livros;
- 65% tem wi-fi com boa conexão;
- nas redes sociais, 86% preferem o WhatsApp. Segundo lugar é do Instagram (84%). E terceiro, YouTube, com 68%.

Marcas

Diversas empresas estão se posicionando em relação ao novo coronavírus. No entanto, poucas ações são direcionadas para a periferia. Dos entrevistados, 81% acreditam que marcas podem ajudar na situação da periferia nesse momento. Entre as ações que as empresas poderiam adotar em favor da periferia estão: doar suprimentos, oferecer informação e conteúdo para as pessoas ficarem em casa, reduzir custos e gerar empregos.

A voz das periferias

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