Festival do Clube 2018

Da cocada ao cocactos: a incrível história do chef Timóteo Domingos

23.09.18

O que publicidade e propaganda tem a aprender com a valorização da caatinga na gastronomia? Do encontro entre o chef Timóteo Domingos, fundador do Gastrotinga e o crítico gastronômico Marcio Domingos, no painel "Raízes profundamente brasileiras da gastronomia", é possível extrair muitas lições.

Defensor do bioma caatinga, o alagoano radicado no Sergipe, de apenas 21 anos, é conhecido como "chef do Sertão". Atuando desde os seis anos de idade na cozinha experimental de sua avó, o chef já criou mais de mil receitas improváveis, parte delas exclusivamente com insumos da caatinga. Vencedor de concursos e nome à frente do projeto Gastrotinga, projeto que promove transformação socioambiental através da cultura alimentar, Timóteo demonstra uma grande capacidade de inovação e criação, ao buscar referências e dar novos usos aos alimentos que encontrava em seu quintal, entre eles, plantas discriminadas.

Leia um pouco mais sobre a aula de biodiversidade e gastronomia.

Como tudo começou

"O que faço hoje é o que eu vivi na infância com intensidade. Dormia no mato e até os 10 anos não tinha energia na cidade. Eu observava o que a vaca comia para saber o que eu poderia comer e o sentimento que me motivou a comer a palma (espécie de cacto) e outras cactáceas foi a inveja. Via a vaca comer com tanto prazer e mesmo na época da seca ela comia e estava sempre gorda. O único produto que a gente tinha o ano inteiro na roça era a palma, então porque a gente não comia palma?"

Sonhos

"Com 10 anos eu assisti à Ana Maria Braga pela primeira vez e sonhei que um dia eu iria ao programa dela. Com 15 anos participei do Festival do Quiabo e da Goiaba, e inventei uma lasanha de quiabo e depois criei o brigadeiro de goiaba. Ganhei os dois prêmios do concurso e sai de lá afoito, pensando que ia ser famoso. Entretanto, uma semana depois só tinha 15 curtidas no Facebook, foi um trauma. Como não teve nenhuma divulgação, fui a uma lan house e comecei a fazer um texto como se fosse assessor de imprensa, falando de mim, me divulgando e compartilhando com alguns jornais. Depois disso, consegui participar de reportagens em jornais e programas de TV."

Próximos passos

"Apresentar a diversidade da caatinga por meio da vivência, porque a gastronomia se mistura com arte, música e experiência. A gastronomia pede que as pessoas estejam de mente aberta às possibilidades, quanto mais você busca conhecer, mais você percebe que não conhece nada. Defendo a criação de uma matéria de cultura alimentar na grade curricular para mostrar o valor do alimento, algo que vai muito além da nossa diversidade."

"Felizmente, o Brasil vive uma redescoberta da sua gastronomia, passando a valorizar ingredientes e gostos genuinamente nacionais, em um movimento que começou há 30 anos, mas só ficou em evidência agora", de acordo com Marcio Domingos. “Estamos deixando de ser um país de colonialistas e colonizados para acreditar que a comida nacional tem um sabor muito mais interessante do que simplesmente o que consumíamos em postos de gasolina e beira de estrada”, avalia Domingos.

Beatriz Lorente

Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil