Festival do Clube 2019

Piada tem de ser boa, não importa o programa

22.09.19

Lançar mão do humor na criação é um grande desafio. Essa foi a opinião unânime entre os participantes do painel “Nas Entrelinhas do Humor”, realizado no Festival do Clube de Criação 2019 e que teve moderação de André Lima, sócio e CCO da NBS. “Exige muito cuidado e empatia. Mas ideias boas surgem depois de muitas ideias ruins”, disse a supervisora artística de programas de humor da Rede Globo, Daniela Ocampo.

Segundo ela, o segredo das boas ideias está justamente na mistura de pessoas diferentes. “Quanto mais diverso for o universo melhor. Porque piada tem de ser boa, seja na Escolinha do Professor Raimundo ou no Choque de Cultura”, acrescentou.

E fazer humor não precisa ser nato. Pode-se aprender, especialmente quando se tem raciocínio rápido, de acordo com a supervisora da Globo. Não há, porém, fórmulas pré-estabelecidas, conforme o autor e ator do programa Choque de Cultura, Leandro Ramos. “Pego muitas coisas do dia a dia e vou incluindo com sensibilidade para saber o que vai funcionar ou não”, explicou.

Para o colunista do UOL, Chico Barney, o maior desafio é trabalhar com o humor sem esquecer da empatia, porque senão vira sacanagem e não é construtivo. “E na internet o retorno é muito rápido”, disse.

Trabalhando há muitos anos na web, ele aprendeu ao longo dos anos que quem gosta dá risada e fica tudo bem. “Mas quem se dá ao trabalho de abrir uma caixa e responder a um texto de blog é porque discorda ou está com muita raiva. Já me acostumei com todo tipo de comentário e hoje nem penso mais em responder”, afirmou.

Mas o humor vem justamente para transgredir as regras, observou o humorista Paulo Vieira. “Ele é um ponto de vista sobre a realidade, que pode ser dramática ou engraçada, basta uma forma de olhar. Sempre achei que o humor é como óculos, uma lente sobre a realidade”, completou. “A diferença entre o drama e o humor é o tempo”. Um dos problemas relatados é que o cenário atual tem se demonstrado tão surreal que mesmo as piadas estão perdendo para a dureza dos tempos que o país vive.

Aqui você confere a programação completa do Festival do Clube de Criação 2019.

Festival do Clube de Criação
: Setembro, 21, 22 e 23 - 2019 - sábado, domingo e segunda-feira
Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil
Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino
Ingressos à venda (aqui). Garanta já o seu.
Hosted by: Clube de Criação
Facebook Clube de Criação
Twitter - @CCSPOficial
Instagram - @ClubedeCriacao