Festival do Clube 2021

Rita Lobo: 21 anos levando o público para a cozinha

01.10.21

Nascido em março de 2000 como um site de receitas, hoje o Panelinha é também editora de livros, produtora de vídeos, escola de culinária e canal no YouTube. Essa trajetória foi narrada no Festival do Clube de Criação 2021 pela idealizadora do projeto, Rita Lobo, apresentadora, chef e empresária. “Há 21 anos me perguntaram se eu queria lançar um site de gastronomia. Eu disse que não, que meu interesse era divulgar a culinária, a cozinha doméstica, domiciliar. E foi isso que o site virou e é o que eu faço desde então”, contou.

No painel “Maioridade: os 21 anos do Panelinha”, Rita compartilhou o que aprendeu sobre o real interesse do público na internet. “Quando lancei o site, imaginei que os interessados seriam pessoas que queriam variar o cardápio de casa, mas o público foi me perguntando coisas básicas, como, por exemplo, não deixar um bife borrachudo. Foi aí que entendi que, na verdade, as pessoas não sabiam cozinhar, como eu também não soube um dia”.

O foco do site, naquele momento, passou a ser ensinar o básico da cozinha e falar da “dieta brasileira”, que a apresentadora do programa “Cozinha Prática com Rita Lobo” esclareceu não ser dieta para emagrecimento. O sentido está associado ao que a gente come habitualmente, que tem mais a ver com estilo de vida.

Do site veio a editora homônima, que lança títulos de diferentes autores. Em seguida, foi a vez do canal no YouTube, que acabou formando uma equipe de profissionais especializados em audiovisual gastronômico. Isso fez nascer a Panelinha produtora.

Além de todos esses braços empresariais, há três anos nasceu a escola Panelinha. “Os cursos são produzidos para a experiência de aprendizado, com começo, meio e fim. Temos a estrutura educacional do Senac, nosso parceiro, e a minha didática, que vem de 20 anos de experiência com as dores de quem precisa cozinhar em casa”, disse.

Um dos destaques de sua apresentação no Festival foi um case desenvolvido durante a pandemia, o “Rita Help”. Com o isolamento decretado, ela e sua equipe começaram a perceber que as pessoas estavam começando a se preocupar com o que iriam fazer ficando tanto tempo em casa. “Demos um gás para montar uma página especial com o que já sabíamos que as pessoas teriam de dúvidas a respeito do ato de cozinhar”, revelou.

Em 48 horas montaram um site onde ensinavam desde higienização de alimentos a preparo de lista de compras, passando por dicas como o que fazer para render mais a comida do dia a dia. “Me perguntaram como fizemos isso em dois dias. Respondi que, na verdade, foram 20 anos mais dois dias”.

Rita realizou ainda diversas lives nas redes sociais onde tirava dúvidas dos seguidores. Para ajudá-la nas gravações, teve ajuda do marido e do filho, que estavam em quarentena com ela, em casa.

Para finalizar, ela deixou uma dica para quem estiver disposto a produzir conteúdo: é importante saber aquilo que norteia tudo o que a pessoa cria. No caso de Rita, a pergunta que se faz a cada projeto é “Isso vai ajudar a levar alguém pra cozinha?”. Os 21 anos do Panelinha demonstram que a resposta é mais do que positiva.

Fernanda Beirão

Todos os painéis do Festival do Clube 2021, realizado entre os dias 22 e 23 de setembro, foram transmitidos pelo Globoplay. O evento deste ano foi gratuito.

O conteúdo do Festival já está disponível na plataforma de streaming. Até o dia 27 de outubro - acesse a partir daqui.

Reveja a programação completa aqui.

Leia anterior: Como fazer e comunicar para criar um mundo sustentável

Festival do Clube 2021