Festival do Clube

Começa a edição de 2018!

22.09.18

De discussões sobre questões diretamente relacionadas ao mercado a outras ligadas à economia criativa de forma mais ampla, a edição de 2018 do Festival do Clube de Criação, que acontece neste sábado (22), domingo (23) e segunda-feira (24), na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, está transbordando de temas imperdíveis, que prometem gerar debates reflexivos, aprofundados e transformadores.

São cerca de 180 convidados comandando os 60 painéis que irão integrar a sétima edição do “Novo Festival do Clube”. O evento contará ainda com os workshops - chamados “Papo Reto” -, além das cerimônias de premiação do 43º Anuário e inúmeras outras atrações (confira a programação completa, aqui).

Para abrir as atividades, Laís Prado, editora-chefe do Clubeonline e curadora do Festival do Clube, e Fernando Nobre, presidente do Clube de Criação e diretor de cena da Delicatessen Filmes, ofereceram ao público um panorama geral do evento, na sala Facebook.

Nobre lembrou que esse é seu primeiro ano à frente do Festival como presidente do Clube e ressaltou o orgulho de construir o evento, em meio a um cenário econômico de instabilidades e crises, no país e no mundo. "É uma batalha imensa construir esse Festival. Estou muito orgulhoso de estar aqui para a sétima edição, nos moldes que adotamos desde 2012, quando o evento era realizado no Memorial da América Latina. Essa história tem tudo a ver com o tema do Festival desse ano ("Bem-vindo ao Desconhecido"): nos jogamos rumo ao desconhecido ao lançarmos um evento aberto para todos e não só para criativos das agências, passando a trazer um escopo maior de discussões sobre a economia criativa para um público mais amplo".

O presidente do Clube também agradeceu os patrocinadores e apoiadores que "acreditam que esse evento tem relevância não só para inspirar a gente, mas também para que aconteça um encontro entre as pessoas. Nossa comunidade se encontra relativamente pouco. O Festival oferece essa oportunidade."

Ainda sobre o tema do Festival desse ano, Nobre lembrou que "Bem-vindo ao Desconhecido" contém um convite e uma provocação. "O convite aos jovens e inciantes na carreira, que os fez chegar até aqui, já contém a ideia de buscar o novo. E é isso mesmo, na nossa profissão é importante sofrer, sentir a angústia, a agonia de procurar o novo, é isso que move a gente e a nossa indústria", defendeu.

"E uma provocação aos profissionais estabelecidos: em nosso dia a dia, nas relações de trabalho entre chefes e funcionários, nas relações comerciais entre agências, clientes e produtoras, entramos em um piloto automático, que vai criando um ciclo vicioso. O Festival quer ajudar a romper isso, para entrarmos num ciclo mais virtuoso. A gente não pode se acostumar a dizer 'as coisas são como são'", arrematou o presidente do Clube, lembrando que, nesse contexto, as palestras, as discussões e os debates querem inspirar, ajudar a "sair da caixinha", de modo que "quando voltamos para nossa 'vida normal', alguma coisa sobrevive, saímos daqui com um respiro diferente. Essa nossa principal missão aqui."

Laís Prado, por sua vez, destacou a riqueza da grade do Festival de 2018 e ressaltou algumas das atrações, como a participação do artista plástico Cildo Meireles. A executiva contou ainda que, quatro vezes por dia, durante todo o evento, haverá bandas tocando, por 15 minutos, em um palco especialmente montado durante o intervalo entre uma mesa e outra. A cada dia, haverá curadoria de uma produtora diferente. "Depois do intervalo, voltem para sala, senão terá ponto negativo", brincou.

Como em 2017, esse ano haverá o "Cantinho do Palestrante", no Jardim das Goiabeiras, para continuar o debate iniciado na sala, de uma forma mais próxima e intimista.

Por fim, Laís ressaltou que os mediadores das mesas oferecem dicas de livros, no Instagram do Clube, e falou sobre as premiações do Anuário, que acontecerão no domingo (23) e segunda-feira (24), bem como o Hall da Fama, que homenageará Rodolfo Vanni e Alcides Fidalgo (in memoriam).

Valéria Campos

SERVIÇO:

Festival do Clube de Criação

Quando: Setembro, 22, 23 e 24 - 2018 - sábado, domingo e segunda-feira

Local: Cinemateca Brasileira - São Paulo – Brasil

Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino

Hosted by: Clube de Criação

www.clubedecriacao.com.br

www.festivaldoclubedecriacao.com.br

Transporte oficial: Cabify

Temos serviço de Shuttle para quem quiser estacionar no Hotel Pullman Ibirapuera
Horário: das 8h30 às 22h30