Mãos

Marca de detergente questiona estereótipos de gênero

23.05.19

Com o intuito de questionar os estereótipos de gênero, a Rapp Marrocos realizou um experimento social para a marca de detergente Mio.

O filme que mostra a ação (assista abaixo) traz homens que são apresentados a imagens de mãos visivelmente marcadas pelo trabalho. Em seguida, eles são instigados a imaginar a quem elas pertenceriam. Alguns respondem que acreditam se tratar de um agricultor ou de um soldado, por exemplo, e todos relacionam aquela parte do corpo mostrada a uma atividade "pesada".

No final, revela-se que as mãos pertencem a uma mulher próxima aos participantes: irmã, filha, esposa, mãe, buscando levar a uma reflexão sobre a divisão de tarefas domésticas entre os gêneros.

Exibido em Marrocos na TV e também na internet, o filme foi lançado em meio a um cenário de discussão pública sobre igualdade de gênero em relação aos direitos de sucessão, a votação de uma lei contra o assédio nas ruas e debates sobre o papel das mulheres na sociedade.

"Ver homens chorando em uma sociedade tão conservadora como a nossa e mostrar mãos danificadas em um filme para uma marca de detergente é arriscado, mas, como Bill Bernbach (o 'B' da DDB) disse: 'o elemento mais poderoso da publicidade é a verdade", lembra Tarik Guisser, managing director da Rapp Marrocos.

A campanha também conta com ações de patrocínio na TV durante o mês de Ramadã, em que os muçulmanos fazem jejum, e peças para mídia out of home.

Mãos