Não ao BV

APRO apresenta novo Código de Conduta

11.04.16

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) apresenta novo Código de Conduta, composto por um conjunto de regras de compliance, que será aplicado a todos os membros da entidade.

O documento traz normas que incluem uma "atuação mais contundente contra produtoras que pratiquem a política de pagamento do BV de produção."

De acordo com a APRO, a partir de agora, "todas as associadas terão de abolir essa prática, sob pena de passarem por um processo de sindicância e serem excluídas da entidade, caso o mencionado pagamento seja comprovado."

A decisão foi tomada depois de Assembleia Geral realizada no início de março. Os associados tiveram um mês para informar à APRO se estavam ou não de acordo com as novas regras.

As produtoras que não estivessem de acordo, não poderiam mais integrar o quadro de associados da entidade. Ao longo do mês de março, foi realizado um processo de recadastramento, encerrado no último dia 30. Oitenta e uma empresas optaram por permanecer na APRO.

O Código de Conduta e a lista completa de produtoras associadas à entidade podem ser conferidos aqui.

A APRO também mudou a estrutura de seu conselho consultivo. Foram abolidas as vice-presidências temáticas e, em seu lugar, empossado um novo conselho, formado por 15 titulares e 15 suplentes: Paulo Schmidt (Academia de Filmes), Eduardo Tibiriçá (Bossa Nova), Carlos Righi (Cia de Cinema), Raul Dória (Cine Cinematográfica), Renata Brandão (Conspiração Filmes), Mário Peixoto (Delicatessen/Your Mama), Leyla Fernandes (Honey Bunny), Alex Mehedff (Hungry Man), Julia Tavares (Killers), João Daniel Tikhomiroff (Mixer), Rejane Back Bicca (O2 Filmes), Egisto Betti (Paranoid), Francesco Civita (Prodigo Filmes), Marcelo Altschuler (Saigon) e Sergio Salles (Vetor Zero).

Os suplentes são: Taís Caetano (Academia de Filmes), Sandra Maria Othon Teixeira (Bossa Nova), Marcia Fabrício (Cia de Cinema), Claudia Gutierrez Caldeira (Cine Cinematográfica), Fábio Brandão (Conspiração Filmes), Breno Castro (Honey Bunny), Renata Correa (Hungry Man), Norma dos Santos (Killers), Hugo Mattos Janeba (Mixer), Carlos Betti (O2 Filmes), José Renato Ordine (Paranoid), Chico Pedreira (Prodigo Filmes), Carol Pessini (Saigon), Alberto Lopes de Oliveira Júnior (Vetor Zero) e Mayra Auad (Your Mama).

A entidade também comunica que prepara o 4º Fórum de Produção, previsto para o segundo semestre deste ano. Serão discutidos, entre outros temas, novos modelos de contratos referenciais, incluindo branded content, e o ajuste dos prazos de pagamento (especificamente para filmes publicitários).

Não ao BV