arrow_backVoltar

No final de janeiro

Marca Ibope Inteligência deixará de existir

27.01.21

Um desses casos em que o nome da empresa se torna sinônimo de uma categoria, o Ibope irá encerrar um importante capítulo de sua história no final de janeiro, quando a marca Ibope passa a pertencer integralmente a Kantar, que adquiriu o negócio em novembro de 2014. Nesse período termina o acordo de licenciamento que permitia a existência de duas companhias usando o nome: Kantar Ibope Media e Ibope Inteligência.

A Kantar Ibope Media passou a controlar o negócio de medição de audiência, exatamente o que fez a marca se popularizar. E o Ibope Inteligência, da família Montenegro, ficou focado em pesquisas de opinião e de mercado. Com o fim do acordo, o negócio deixará de existir.

CEO do Ibope desde 2010, Márcia Cavallari e alguns executivos da empresa decidiram se aliar e abrir uma companhia de pesquisas, o Ipec (de Inteligência, Pesquisa e Consultoria), segundo informou a coluna de Lauro Jardim em O Globo. O lançamento oficial da nova empresa ainda será comunicado ao mercado

Leia a nota do Ibope Inteligência a respeito do fim do acordo de licenciamento:

Comunicamos que, em decorrência da finalização do processo de venda e do término do acordo de licenciamento da marca Ibope com a Kantar, a marca Ibope/Ibope Inteligência não será mais usada nas operações de pesquisas de mercado, opinião pública e política da família Montenegro.

Ao longo dos últimos quase 80 anos, o Ibope realizou milhares de pesquisas relevantes para o mercado e para a sociedade brasileira. A excelência do seu trabalho fez com que a marca Ibope virasse sinônimo de pesquisa, prestígio e credibilidade. Entrou para o dicionário, fazendo com que a marca virasse um substantivo usado largamente no vocabulário do dia a dia das pessoas e contribuiu significativamente para o fortalecimento das instituições democráticas do Brasil e particularmente a de pesquisa.

A credibilidade do Ibope é um dos legados que fica para a história do país.

No final de janeiro

/