Oceano Vivo

Missão quer recolher 3 toneladas de resíduos da costa

12.02.21

A empresa de suplementos alimentares à base de algas marinhas Ocean Drop, de Camboriú, firmou parceria com o Instituto Ecosurf, da baixada santista, para, além de desenvolver ações de alerta e conscientização sobre a poluição nos oceanos, implementar uma iniciativa que pretende recolher 3 toneladas de resíduos da zona costeira brasileira.

O projeto se chama Missão Oceano Vivo e tem como objetivo inicial recolher 25 gramas de resíduos a cada produto da marca vendido.

A primeira vista, 25 gramas de resíduos podem parecer muito pouco, mas equivalem à:

- 12 canudos plásticos descartáveis;

- 12 copos plásticos descartáveis;

- 6 sacolas plásticas descartáveis;

- 1 garrafa PET de 1 litro.

E 12 canudos podem levar à morte, por exemplo, 12 tartarugas.

A intenção é recolher 3 toneladas de resíduos das praias e seus ambientes associados em 1 ano.

O projeto terá online um coletômetro, que irá mostrar em tempo real a quantidade de resíduo recolhido. Todo este material coletado será oferecido para cooperativas parceiras do Instituto Ecosurf, que irão realizar a reciclagem.

As pessoas repetem hábitos que vão na contramão de uma postura que quer ajudar o planeta. Mas não são práticas intencionais. Aqueles que possuem uma visão mais ampla e clara da situação, quebram estes hábitos. Um pacto pelo planeta e pela vida deve ser um comprometimento não só das empresas, mas da sociedade como um todo", comenta João Becker, oceanógrafo e colaborador da Ocean Drop.

Vale lembrar que a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início em 2021 à Década do Oceano. O objetivo é que nos próximos dez anos a humanidade aumente seu conhecimento sobre as águas que cobrem 70% do nosso planeta, imensidão que absorve um terço do gás carbônico produzido pela atividade humana, estabiliza o aquecimento global e serve à subsistência direta de milhões de pessoas.

Hoje, infelizmente, 13 mil unidades de lixo plástico são encontradas a cada quilômetro quadrado do oceano.

A intenção da ONU, até 2025, é prevenir e reduzir significativamente a poluição marítima de todos os tipos.

E vale lembrar:

1. Já temos 14 milhões de toneladas de plástico assentadas no fundo do mar.
2. 8 milhões de toneladas de plástico entram no oceano anualmente.
3. 90% das aves marinhas possuem fragmentos de plásticos no estômago.
4. Até 2050, teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos.

Oceano Vivo