Segundo Adweek e Campaign

WPP deixa Eurobest e ameaça fazer o mesmo com Cannes

28.09.17

E-mails que vazaram, e foram relatados pela AdWeek, deixam claro que o gigante Grupo WPP pretende retirar-se completamente dos prêmios Eurobest, em Londres, em novembro, e discute com a organização do Cannes Lions se irá ou não participar deste festival, dependendo de serem atendidas pela Ascential - que organiza os dois eventos - determinadas demandas.

"As decisões finais sobre o WPP e Cannes aguardam o resultado de uma reunião que Martin (Sorrell) e eu teremos com Duncan Painter (executivo-chefe da Ascential) em algumas semanas", escreveu John O'Keefe, diretor criativo mundial do Grupo, em mensagem que foi enviada para executivos do WPP na última sexta-feira. "Mas já estamos vendo movimentos na direção certa: as categorias estão sendo reduzidas, haverá uma reorientação na criatividade, e se fala em cortar a duração total do festival".

Os e-mails demonstram que, para continuar a participar dos maiores prêmios da indústria, o WPP dependerá de negociações entre a maior empresa de publicidade do mundo e a Ascential.

Nos e-mails, O'Keeffe também descreveu os prêmios Eurobest como "uma distração cara".

Apesar dos pedidos do WPP para que suas agências na Europa não enviassem inscrições ao Eurobest 2017, foram oferecidos jurados, palestrantes e realizadas 117 inscrições. Sorrell teria, então, instruido O'Keeffe por email para cancelar todas as entradas e participantes, imediatamente.

Vale lembrar que em Cannes, este ano, logo após o Publicis Groupe ter anunciado que não participaria do Cannes Lions 2018 (aqui), Sorrell disse à revista Campaign que o festival havia "perdido o foco" e estaria "interessado demais em ganhar dinheiro". Sorrell acrescentou na ocasião que todos a quem ele havia perguntado "questionaram os custos". "É algo que deve ser considerado. Cannes é o lugar certo em junho?" questionou Sorrell, acrescentando que ele teve essa discussão com o chefe do Grupo Omnicom, John Wren.

Em resposta, o Cannes Lions lançou um comitê consultivo "para ajudar a moldar o futuro do festival" (aqui), formado por nomes como Keith Weed, diretor de marketing e comunicação da Unilever; Marc Pritchard, diretor de marca da Procter & Gamble; Fernando Machado, chefe de marketing no Burger King; Fiona Carter, chefe de marca da AT&T; e Jan Derck van Karnebeek, diretor comercial da Heineken. O comitê parece que não terá criativos.

Leia matéria da Adweek aqui e matéria da Campaign aqui.

Segundo Adweek e Campaign