arrow_backVoltar

Smartphones

iPhone tem só 0,4% do mercado, no Brasil

29.11.12


O iPhone, da Apple, representa só 0,4% do total de smartphones no Brasil, segundo levantamento divulgado pelo instituto de pesquisa Kantar Worldpanel.



A consultoria ouviu 24 mil consumidores para chegar a uma amostragem da base instalada de smartphones, até 28 de outubro.



Foram contabilizados apenas aparelhos de consumidores, o que descarta os comprados por empresas e cedidos a funcionários.



A fatia do iPhone é menor do que a dos celulares que rodam o Bada, programa da Samsung que caiu em desuso. O líder é o Android, do Google.



"Vem acontecendo um boom [de smartphones] nos últimos anos, mas boa parte das pessoas não tem smartphone", diz David Fiss, diretor de contas da Kantar Worldpanel no Brasil.



Esses celulares que acessam a internet e utilizam aplicativos já representam pouco mais da metade das vendas, segundo a IDC.



De acordo com o analista Bruno Freitas, da consultoria de tecnologia IDC, uma das explicações da baixa participação é a estratégia da Apple de possuir um único aparelho (embora ele tenha diferentes versões) e apostar na força da marca, enquanto outros fabricantes, como Samsung, Nokia e Motorola, têm vários produtos.



Com mais equipamentos em que pode operar, o sistema operacional do Google, o Android, domina o mercado no Brasil (56,7%). 



Leia a matéria da Folha na íntegra aqui.



Clubeonline. Há 10 anos, o que interessa em propaganda.


Smartphones

/