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SxSW 2022

Não há tempo, mas um dinossauro pode salvar o mundo

18.03.22

Como um dinossauro pode salvar o mundo? Falando de sua experiência com a extinção. Desse modo, com a participação de um inusitado bicho-propaganda, a campanha do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), feita para alertar sobre a crise climática, vem repercutindo globalmente. O filme já foi visto por mais de 1,2 bilhão de pessoas. É o que foi revelado no painel “We Don’t Have Time — Act on Climate Now”, no SxSW 2022.

Para quem não sabe do que se trata, nessa campanha um dinossauro carnívoro adentra a sede da ONU, em Nova York, assustando todos. Mas Frankie (esse é o nome dele) assume o microfone para dizer, calma e firmemente, que nós caminhamos para a extinção se tudo continuar como está. Na primeira versão em inglês do filme, o ator Jack Black faz a voz do “lagarto terrível”.

Lançada em outubro do ano passado (reveja aqui a matéria que publicamos sobre Frankie, o dinossauro), a campanha foi traduzida para 53 idiomas, inclusive o português (no Brasil, Milton Nascimento faz a voz do personagem – leia mais aqui). Entre as personalidades que participam da ação está o ator dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, mais conhecido por interpretar Jaime Lannister de “Game of Thrones”.

Depois do filme “Don’t Choose Extinction”, o PNUD passou a investir em ativações por diversos países para propagar a mensagem. Nos próximos dias, Frankie estará em Dallas, marcando sua posição no dia da Terra. E em junho estará em Estocolmo em um evento climático. Quem revelou isso foi Boaz Paldi, CCO global do PNUD e que atuou no passado como jornalista de TV cobrindo conflitos e desastres naturais.

Questionado a respeito da razão de o Programa ter encomendado uma campanha global – que foi criada pela Activista Los Angeles, agência liderada por Beto Fernandez e Paco Conde –, Paldi respondeu que “há um elefante na sala e ele é a mudança climática”. Apesar de estarmos cercados por problemas, ele disse, “nós realmente precisamos resolver isso em primeiro lugar”. O ponto é: como chamar atenção da população fugindo da linguagem pessimista, que tende a afugentar as pessoas? “O que estávamos tentando fazer era encontrar uma maneira acessível de falar sobre questões que são complicadas e assustadoras. Mas de uma forma um pouco humorística”.

Por que humor? Nikolaj, que participou do painel, deu sua explicação: “Não consigo imaginar um mundo sem humor. Não consigo imaginar ser humano sem humor. Isso é parte do que nós somos. Nós temos de passar por algumas das coisas mais assustadoras do mundo pela capacidade de rir. Quando você lê os relatórios que saem, é uma leitura bastante terrível. Sim, a civilização vai acabar em algumas centenas de anos, a menos que tomemos medidas. Isso é bem deprimente. Mas ter um dinossauro falando disso conosco traz mais humor”.

O ator é embaixador da Boa Vontade do PNUD há seis anos. Ele faz a voz de Frankie em seu idioma natal, dinamarquês, e também em inglês. E foi essa a versão apresentada no painel, que contou ainda com a participação de Mik Thobo-Carlsen, CEO e fundador da dinamarquesa Mindpool, plataforma de dados e insights, e com Sweta Chakraborty, presidente da We Don’t Have Time nos Estados Unidos, plataforma focada em soluções para a crise climática.

Série “Dino Talks”

A campanha vai perdurar até perto da COP-27, em novembro, no Egito, informou Paldi. “Vamos tentar estar em tantos lugares quanto possível para espalhar a palavra o máximo que pudermos”. O PNUD acaba de estrear uma parceria também com a We Don’t Have Time. Eles fizeram uma série chamada “Dino Talks”, com dez episódios, que serão exibidos mensalmente. O foco está no subsídio aos combustíveis fósseis (veja abaixo).

O assunto pode parecer árido, pontuou Paldi, porém ele tem de chegar a todos os estratos da sociedade, mostrando como é importante fazermos a transição para uma economia que não está tão fundamentada no combustível fóssil.

O CCO do PNUD disse que é essencial trazer para esse debate as pessoas que vivem mais a margem. Isso porque as camadas mais pobres da sociedade são profundamente impactadas por essa economia. Elas devem fazer parte da solução.

Como observou Paldi, a crise climática deve ser combatida como um movimento conjunto da raça humana, o que ajudará a reduzir a desigualdade. É claro que há um longo caminho para isso. E abordar os subsídios aos combustíveis fósseis é apenas um dos aspectos. “Mas tivemos a sorte de contarmos com uma ideia criativa que é de uma empresa incrível de Los Angeles, a Activista. Eles tiveram a ideia do dinossauro. Eu apenas a implementei”, completou Paldi no painel.

Engajar as pessoas na luta contra a crise climática é algo tão urgente que fica evidente a necessidade de encontrar a figura certa para gerar a conexão com o público. A campanha do PNUD conta com o apoio de influenciadores, mas Frankie tem se mostrado bastante eficiente. “Precisamos encontrar maneiras de envolver as pessoas. Precisamos de mais ideias. Precisamos de mais dinossauros. Precisamos fazer coisas e precisamos ser criativos. A criatividade é muito importante”. Nikolaj disse que, junto com a conscientização das pessoas, é necessário escolher bem os políticos que possam propor medidas que efetivamente combatam a crise climática.

Ao final do painel, um dinossauro adentrou a sala. Não era exatamente Frankie. Mas uma versão mais simples dele, o que foi suficiente para provocar uma pequena comoção. Perguntado pelo Clubeonline quais os pontos mais importantes para a campanha ter obtido esse resultado, Paldi respondeu que foi uma combinação de fatores: o dinossauro, a ideia criativa e a soma de parcerias. "A coalizão que construímos foi realmente importante, inclusive em relação à mídia. Não foi uma coisa só", emendou. Em relação à possível volta de Frankie na próxima campanha do PNUD, Paldi preferiu fazer mistério. “Espere para ver”, despistou.

Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

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