SxSW 2022

Incluir é criar espaço para amamentar durante evento

11.03.22

É preciso respirar fundo e respirar de novo e de novo para não cair no FOMO (Fear of Missing Out), ou medo de estar perdendo algo, diante da programação vasta e diversificada do SxSW. De temas a convidados, de espaços a formatos, a variedade é imensa e disputa as agendas que continuam com 24 horas, incluindo as horas de sono e de relacionamento que nunca fizeram tanto sentido em um mundo "quase" pós-pandêmico.

São menos de duas semanas, considerando o SXSW EDU, que aconteceu de 7 a 10 de março, e os demais festivais que começaram nesta sexta-feira, 11, e vão até dia 20 de março, para milhares de conteúdos espalhados por Austin, no Texas, e distribuídos também pelo acesso virtual. Enquanto isso, a vida continua.

Por outro lado, ter acesso a tamanha diversidade de conteúdo amplia a visão dos envolvidos e permite encontrar caminhos para solucionar questões que aparecem com frequência em palcos de eventos assim, com iniciativas que podem tanto passar desapercebidas quanto fazer a diferença na inclusão de muita gente.

O Family Room, por exemplo, é um espaço privado para as mães que amamentam, que reúne geladeiras, para manter o leite materno, sofás, cadeiras e trocadores de fraldas. Há também uma área de convivência em família. Fica no Austin Convention Center Room 1, aberto de 11 a 19 de março, das 9.30am às 6.30pm (CST).

Para mães com filhxs pequenxs que desejam tanto participar do evento quanto manter a amamentação, ou mesmo para mães que não têm outra opção a não ser levar as crianças aonde quer que estejam, um espaço assim parece óbvio e de necessidade básica. Mas ainda é raro. E é claro que há muitas camadas envolvendo a maternidade e a vida  profissional e social de uma mulher, por isso mesmo vamos chamar a atenção para o que é básico e continuar seguindo, um passo de cada vez.

E você, viu algum outro espaço ou iniciativa prática que sejam inclusivos no SXSW 2022? Conte pra nós pelo redacao@clubedecriacao.com.br  e mande até foto que podemos incluir por aqui.

Clubeonline está no SxSW 2022 por conta do patrocínio de Africa; Arena; Beats; Chucky Jason; Live; Mutato; Netza&cossistema; New Vegas; 99; Publicis Brasil; Smiles e Soko.

Leia anteriores valiosas sobre o evento aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.

SxSW 2022