arrow_backVoltar

The Town (+ vídeo)

Criadores do RiR anunciam festival de SP, que nasce com a Heineken

11.11.21

Os criadores do Rock in Rio, organizados sob o nome Rock World, apresentaram na noite desta quarta-feira, 10, as datas, as primeiras atrações, os palcos, o local e o patrocinador master do novo festival de São Paulo, o The Town. A estimativa é que o evento movimente R$ 1,2 bilhão na economia e empregue cerca de 28 mil pessoas. Com cinco dias de shows – já marcados para 2, 3, 8, 9 e 10 de setembro de 2023 -, a expectativa é atrair 600 mil pessoas. E a marca já anunciada para receber esse público é a Heineken.

O evento está programado para acontecer no Autódromo de Interlagos. Na ocasião, o espaço passará a se chamar Cidade da Música. Estão previstas mais de 230 horas de apresentações de artistas brasileiros e internacionais. Dois nomes são os primeiros a fazer parte do line-up: Criolo e Iza.

Para Roberto Medina, criador e presidente do Rock In Rio e do The Town, a efervescência da cultura paulista será o grande atrativo do festival. "Sonhava em fazer um evento em São Paulo, mas precisava ter a cara da cidade. São Paulo atrai gente que sonha, como eu. Ela é multicultural, vibrante e intensa. Da arquitetura à literatura, da poesia às artes plásticas, da música às performances artísticas, tudo é resultado de uma saudável mistura de diferentes culturas. É com essa inspiração que nasce The Town, que já no seu lançamento, estará entre os maiores eventos de música e entretenimento do mundo", declarou, em comunicado.

No anúncio do festival e de seus pormenores, ele agradeceu a São Paulo por lhe permitir reviver os tempos em que criou o Rock in Rio, em 1985, quando o Brasil entrou na rota de shows internacionais. Roberto também fez um agradecimento especial para a Heineken, por estar junto já no lançamento do projeto. Sobre os palcos, ele revelou que procurou interpretar a cidade para que seus relevos e histórias estivessem em cada espaço.

Tem o skyline, tem a praça, tem o jazz, tem o blues. Vamos representar a diversidade de São Paulo e propor que essa diversidade ajude a discutir um mundo melhor. Estou entusiasmado com o novo desafio”, disse aos convidados do evento em que as primeiras imagens dos palcos foram exibidas e que contou com show de Iza e Criolo (confira em vídeo abaixo como os palcos foram desenhados).

Serão investidos aproximadamente R$ 300 milhões na criação do evento. A organização afirma que irá seguir a qualidade e a sofisticação do Rock in Rio, tanto na implantação quanto na oferta de entretenimento e potência dos artistas escalados. A área em Interlagos a ser utilizada é de 350 mil m².

Experiência do RiR e palcos

Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio e The Town, destacou que o novo festival vai ser realizado com toda a expertise da empresa em produzir “experiências inesquecíveis para os fãs”. São 37 anos de experiência, reforçou.

O evento terá, inclusive, um palco que foi criado no RiR. É o “New Dance Order”, dedicado à música de pista. O formato foi lançado na última edição do Rock in Rio. Sua proposta estabelece a conexão entre o ser humano e a música, a partir de sensações vividas neste ambiente. As batidas deste espaço, em que a palavra-chave é dançar, passam pelos gêneros house, techno, trance, bass, trap, EDM e outros beats eletrônicos. Tem uma dimensão de 63m x 20m.

Os demais palcos são todos criações para o The Town. O maior será o “Skyline”, cujo design é inspirado nos prédios emblemáticos da capital paulista. A previsão é de quatro shows por dia, com grandes bandas nacionais e internacionais, incluindo uma queima de fogos de artifício sincronizada, na abertura e no encerramento. Terá as medidas de 88m x 30m.

The One” tem como inspiração a arte urbana de São Paulo, com o grafite como um dos principais representantes. Seu tamanho é de 61m x 25m. A cenografia será realizada com contêineres e grafismos de diversos artistas locais. Neste espaço se esperam conteúdos exclusivos do festival, através de encontros e apresentações produzidas sob medida. Bandas consagradas e novos artistas devem estar no line-up.

Prometido como o espaço com o maior número de selfies da Cidade da Música, a “São Paulo Square” virá inspirada na região em que São Paulo foi fundada. Irá reunir alguns dos seus principais ícones históricos, como a Catedral da Sé e a Estação da Luz, embalados ao ritmo de jazz e blues. Inspirado em antigos galpões de fábricas, o “Factory” trará cultura urbana e terá performances de street dance e shows de trap, hip hop e rap.

Além dos palcos, o evento contará com a “Arena Metrópolis”, espaço que abrigará um musical criado exclusivamente para The Town e que vai se espelhar no espírito do festival. Serão diversas sessões ao longo do dia. Outro espaço do festival é o “City Market”, área gourmet com cardápios criados exclusivamente para o festival e assinados por conceituados chefs, bares e restaurantes da cidade. Também está no planejamento a “Área VIP”, projetada para receber cinco mil pessoas por dia. Será um espaço climatizado com buffet assinado por renomado chef e bar exclusivo. Terá estacionamento e acessos exclusivos para o evento.

Importância da música e da sustentabilidade

A importância da indústria da música ao vivo para as pessoas foi comentada por Roberta. "Acreditamos no poder do entretenimento e da cultura como pilares fundamentais de uma sociedade. Nossa crença só se fortaleceu durante a pandemia - período em que testemunhamos o quanto fez falta o ‘ao vivo’ na vida das pessoas”, disse. Ela salientou que uma edição do RiR no Brasil foi adiada e em Portugal foram duas.

Com o Rock in Rio acontecendo no ano que vem e The Town em 2023, vamos proporcionar ao público experiências que vão suprir a falta que fizeram nos últimos dois anos”. Ela revelou que, em pesquisa realizada com o público paulistano, foi apontado que 85% das pessoas iriam a um evento do porte do RiR se ele acontecesse na capital paulista. Roberta observou ainda que 25% dos ingressos vendidos do Rock in Rio Card, em setembro deste ano, vieram de São Paulo.

Outro ponto destacado por Roberta é que o festival pretende traçar uma importante conversa com o público e a cidade a respeito de sustentabilidade. Assim como ocorre com o RiR, que é certificado com a ISO 20.121 (correspondente aos eventos sustentáveis) e é carbono neutro há 15 anos. "Vamos não só replicar e evoluir todos os compromissos e metas estabelecidas pelo Rock in Rio, mas queremos ir além. Vamos participar, aquecer o debate e dar voz a soluções e exemplos de como uma grande cidade pode ser sustentável. Que São Paulo seja um grande exemplo", pontuou. Para Roberta, um dos pilares do RiR é o conceito “Por Um Mundo Melhor”, que gera diversas ações socioambientais.

Heineken por duas edições

Apresentada como patrocinadora master, a Heineken salientou que a parceria com os criadores do RiR é estratégica. “The Town vem num novo momento da marca. No dia 4 lançamos nossa plataforma de sustentabilidade e queremos provocar um novo olhar das pessoas para pensarmos o que queremos do mundo”, afirmou Carina Hermida, diretora sênior de consumer connection no Grupo Heineken, referindo-se à plataforma Green Your City.

De acordo com Carina, Heineken é uma marca urbana, conectada com toda a movimentação cultural que acontece nas cidades. “O Rock in Rio nos ajudou na transformação da experiência de consumo de uma cerveja puro malte e no posicionamento único da marca no Brasil. Estamos felizes em agora iniciar essa parceria com o The Town, que passa a ocupar um importante momento no calendário da cidade e da marca Heineken”.

Assim como no festival carioca, os visitantes poderão participar de dezenas de experiências promovidas por marcas e se divertir com atrações já consagradas: tirolesa, roda-gigante, montanha-russa e megadrop (Kabum). A tirolesa, por sinal, já foi apresentada no evento de anúncio como sendo da Heineken.

A respeito do patrocínio, um “spoiler” foi dado. Roberta revelou que o acordo com a marca não se limitava à edição de estreia. Carina confirmou que Heineken fechou patrocínio para o primeiro The Town e o segundo. “Já planejamos mais quatro para a frente”, afirmou. “Há um encontro de propósitos entre as empresas”, completou.

Além do patrocínio master, também foram apresentados os primeiros media partners: TV Globo, Multishow e as rádios MIX, Rede MIX e 89FM.

The Town (+ vídeo)

/