TV pública

Governo Tarcísio estuda reestruturar a TV Cultura

16.04.24

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estuda reestruturar a Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. Nos planos estão cortar pessoal e buscar meios de aumentar a receita da emissora. A informação é do Estadão.

No entender de Tarcísio, relata a reportagem, é preciso enxugar a entidade, que mantém a TV Cultura - que, em junho, completa 55 anos -, e também TV Rá Tim Bum, Univesp TV, Rádio Cultura Brasil e Rádio Cultura FM. A fundação tem 743 funcionários contratados no regime de CLT.

Segundo o jornal, Tarcísio estaria discutindo também a locação dos estúdios da Cultura para plataformas de streaming. Seria uma maneira de aumentar o caixa da emissora.

Hoje, a composição das receitas da fundação se divide deste modo: 40% são de recursos públicos (Estado) e 60% são receitas próprias. Em 2019, o orçamento estava mais apoiado no Estado, com 70% vindos do governo.

Nos bastidores, fala-se que Tarcísio estaria insatisfeito com o fato de a emissora ser pública, contar com recursos do governo e ter independência na programação e no conteúdo. Ele teria se queixado disso em jantar com deputados aliados no início do mês.

No dia 10 de abril, o deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil), vice-líder do governo Tarcísio na Assembleia Legislativa de São Paulo, propôs a criação de uma CPI para investigar supostas irregularidades na fundação. Apesar do manifesto aberto de Zacarias sobre suspeitas de mal uso das verbas públicas e de irregularidades na eleição do conselho curador da entidade, o documento de pedido de abertura de CPI não traz dados relativos a essas questões na justificativa.

Ao Estadão, o vice-presidente da fundação, Eneas Pereira, afirmou haver “uma tentativa de fazer uma intervenção na TV Cultura”. A declaração foi dada após o pedido de criação da CPI.

Antes disso, no dia 05 de abril, em evento para o mercado, onde a Fundação apresentou novidades para este ano, o conceito "O melhor é agora" e como irá celebrar o aniversário, o presidente da entidade, José Roberto Maluf, ressaltou que a TV Cultura atua com independência, pluralidade e imparcialidade. "Há 55 anos, a TV Cultura está nas mãos da Fundação Padre Anchieta, que é uma entidade de direito privado operando emissoras públicas", declarou na ocasião. Segundo suas palavras, isso nem sempre é bem entendido. Maluf completou, dizendo que ela não é uma TV estatal.

A TV Cultura foi procurada pela reportagem do Clubeonline para se pronunciar a respeito da possível reestruturação. Quando ela der retorno, publicaremos a resposta.

TV pública