arrow_backVoltar

We Miss You, Cannes

NY Times revive festival com 23 nomes do cinema

14.05.20

O Cannes Film Festival deixou de ser realizado neste ano devido à pandemia de covid-19, como muitos outros eventos. Para o jornal The New York Times, o fato é um daqueles acontecimentos a mexer com a paixão de uma multidão. "Não há nada no mundo do cinema que iguale o glamour, a grandeza artística e o ocasional absurdo do Festival de Cannes". O jornal lembra que, durante uma frenética semana e meia em maio, "obras-primas são reveladas e reputações são feitas. Há ovações arrebatadoras e vaias vigorosas".

Essas marcas estão sendo lembradas pelo NY Times em uma reportagem especial que reúne memórias de cineastas e astros de todo o mundo sobre Cannes, cuja data original para este ano era 12 de maio. O jornal procurou 23 diretores e atores para reviver o festival, que se juntou a outros em um evento global ainda em construção, o We Are One, que trará também os selos como os de Tribeca, Veneza, Sundance e Berlinale (leia aqui sobre o cancelamento do Cannes Film Festival e sobre o We Are One).

Clint Eastwood, Alejandro González Iñarritu, Wes Anderson, Michael Moore (que gravou um vídeo para falar de um momento que teve com Quentin Tarantino), Kleber Mendonça Filho e Chloë Sevigny estão entre os escolhidos pelo NY Times para dividir suas melhores histórias sobre Cannes. Entre as imagens selecionadas para mostrar o peso, o glamour e a importância do evento está uma de Pelé nas cercanias do Palais des Festivals em 1981.

Veja trechos de dois depoimentos e leia a matéria na íntegra aqui. Aos fãs de cinema, vale a pena conferir o conteúdo.

Alejandro González Iñárritu: "A primeira vez que fui para o Cannes Film Festival foi para apresentar 'Amores Brutos' (2000). Na verdade, foi a primeira vez que participei de um festival de cinema na minha vida. Nosso orçamento era tão escasso que decidimos ficar em uma cidade a 25 minutos de Cannes, já que os quartos eram muito menos caros. Um dia, fui convidado para uma sessão fotográfica com todos os outros diretores antes da exibição, às 19h, do novo filme de Wong Kar-wai, 'Amor à Flor da Pele'.  Maria, minha mulher, e eu (...) não tínhamos ideia de que os táxis estavam lotados demais e, embora estivéssemos de smoking e vestido longo de salto alto, não tínhamos outra opção a não ser correr. (...) Enquanto corríamos, minha esposa tirou os sapatos. Tirei meu casaco, depois minha gravata borboleta, depois desabotoei um botão, dois, três. Chegamos às 19:01 Coloquei meu casaco. Senti o suor correndo por todo o meu corpo. Sorriso! Instantâneo! Clique! Instantâneo! Cheeeese!"

Kleber Mendonça Filho (que frequentava o festival primeiro como crítico de cinema): "Eu lembro de uma exibição especial de 'O Leopardo', em 2010. Minha credencial me permitiu sentar um pouco antes das cadeiras designadas para as estrelas do filme Alain Delon e Claudia Cardinale. (...) Eles assistiram o filme inteiro logo atrás de mim e pareciam estar tocados por ele e por essa exibição."

 

We Miss You, Cannes

/