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As melhores ativações, sacadas e ‘provocadas’

Adweek indica ideias que surpreenderam. Tem case do Brasil

17.12.18

Algumas ideias que estão entre as melhores do ano não são campanhas convencionais, como aponta a Adweek. Podem ser experiências, invenções, provocações ou mesmo criações que desafiam terminologias. De todo modo, neste ano muitas criações fora do padrão causaram buzz e chamaram atenção do consumidor por seu caráter inusitado.

Veja abaixo as 15 melhores sacadas (ou provocações) do marketing, ideias “esquisitas” e ativações de 2018.

15. Nat Geo – “Space Projection Helmets”. Agência: McCann New York

Uma experiência que utilizou realidade virtual para promover um programa da Nat Geo. Foram projetados 25 capacetes com imagens que seriam as vistas por um astronauta em órbita (leia mais aqui, em inglês).

14. Fox Home Entertainment - “Deadpool Photobombs Blu-rays”. Agência: Neuron Syndicate

A ação criada pela agência interna da Fox Home Entertainment brincou com o estilo piadístico do personagem Deadpool (Ryan Reynolds), que apareceu nas capas de diversas caixas de blu-ray colocados exclusivamente no Walmart, como Clube da Luta, O Exterminador do Futuro e Alien. A ideia foi promover também a estreia do filme Deadpool 2 nos cinemas.

13. Budweiser – “Tagwords”. Agência: Africa

A premiada campanha da Africa – ganhadora do GP de Print and Publishing do Cannes Lions 2018 – entrou na lista pela solução criada para mostrar a conexão da marca com músicos famosos: dar as dicas de como fazer a busca no Google.

12. Payless - “Palessi”. Agência: DCX Growth Accelerator

A sacada da equipe de marketing da rede Payless foi inventar, junto com a DCX, uma loja de luxo de sapatos que era fake. As etiquetas dos sapatos da marca foram cobertos por uma marca que não existe, Palessi, e foram convidados fashionistas e influenciadores para uma noite chique, na qual diversos pares foram vendidos a preços até dez vezes acima dos ofertados pela Payless. Esses compradores foram informados do truque pouco depois e o vídeo com essas cenas viralizou.

11. Skittles - “Exclusive the Rainbow”. Agência: DDB Chicago

Um filme feito para ser visto por uma única pessoa. Essa foi a estratégia de Skittles para o intervalo do Super Bowl. Marcos Menendez, até então um desconhecido, foi escolhido para ver o anúncio que ninguém mais veria e a partir de então o estudante ganhou uma multidão de seguidores. No dia do filme, ele foi posto em uma sala e sua reação foi transmitida ao vivo pelo Facebook. A campanha foi precedida por teasers que aguçaram a curiosidade do público.

10. HBO - “SXSWestworld”. Agência: Giant Spoon

A ativação criada pela Giant Spoon para a série Westworld, da HBO, no SXSW trouxe a cidade fictícia da série para a realidade, com uma produção de alta qualidade.

9. MGM Resorts – “Universal Love”. Agência: McCann New York

O projeto decidiu mudar a interpretação e a letra de algumas canções para que elas pudessem ser usadas no casamento de pares não-binários. O MGM Resort de Las Vegas criou “Universal Love”, um álbum de vinil e com versão online com artistas como Bob Dylan cantando “He’s funny that way”, com o gênero sendo alterado na letra. A cantora Kesha fez outra interpretação e esteve em Las Vegas para casar duas mulheres.

8. Burger King – “Whopper Detour”. Agência: FCB New York

A ação promocional destacava o app do Burger King que dava cupom de desconto para o Whopper quando o consumidor estava perto de algum McDonald’s. Mais de um milhão de downloads foram feitos nas primeiras 36 horas.

7. McDonald’s - “The Flip”. Agência: We Are Unlimited

Pelo Dia da Mulher, a rede de fast food trocou a posição de seu emblemático M para que este se transformasse em W (women). A ação foi realizada em 100 lojas e também envolveu a presença online da marca.

6. Domino’s - “Paving for Pizza”. Agência: CP+B

A proposta foi deixar o caminho menos esburacado para quem compra uma pizza da Domino’s. O projeto “Paving for pizza” pediu aos fãs que escolhessem comunidades para serem beneficiadas pela ação que pavimentaria ruas que estivessem com problemas. Assim, garantiria que pelo menos por esse lado a pizza chegaria intacta em casa.

 5. Tourism Australia - “Dundee: The Son of a Legend Returns Home”. Agência: Droga5

Uma pegadinha da Droga5 causou barulho nas redes. “Dundee: The Son of a Legend Returns Home” parecia ser um filme real, que estrearia nos cinemas, com Chris Hemsworth e Danny McBride nos papéis principais. Mas tratava-se de uma ação para promover turismo na Austrália – o que se descobriu no intervalo do Super Bowl. Na ação participações mais do que especiais como Hugh Jackman, Russel Crowe e Margot Robbie.

4. Diesel - “Diesel – Go With the Fake”. Agências: Publicis New York e Publicis Italy

Outra pegadinha, outra loja fake. Esta ação colocou atores para vender roupas da marca Deisel (com as letras invertidas) como se fossem da Diesel. As peças, de fato, eram da cultuada grife, de uma nova coleção. As pessoas compraram pela qualidade das roupas, mas questionaram a autenticidade.

3. Tesla – “Elon Musk’s Roadster Goes Into Space”

Elon Musk deu muito o que falar neste ano. Mas o lançamento do Falcon Heavy (SpaceX) com o modelo Roadster (Tesla), do próprio Musk, foi um dos momentos mais comentados de 2018. Não é todo dia que se vê um carro flutuando de verdade no espaço.

 2. IHOP - “IHOb” (empate). Agência: Droga5

Mais uma troca de letras. A rede IHOP trocou o “p” pelo “b” para ser a International House of Burgers (e não panquecas). A marca anunciou seu foco nos sanduíches com um novo cardápio oferecido nos restaurantes. Causou rebuliço na internet, com 42,5 bilhões de impressões e um crescimento de 400% nas vendas de hambúrgueres.

2. Philadelphia Flyers - “Gritty” (empate)

Lançado em setembro, o esquisito mascote Gritty do Philadelphia Flyers (NHL) não tinha sido abraçado de imediato pelos torcedores do time, até que ele foi provocado por um dos rivais do time, o Pittsburgh Penguins. Virou herói na sequência.

 1. Burger King - “Whopper Neutrality”. Agência: David Miami

A estratégia do Burger King mexeu com os consumidores ao levar para o “centro do debate”, de maneira inusitada, a neutralidade da rede, um assunto que envolve a velocidade da navegação na internet e a disposição do cidadão pagar mais para ter um serviço mais ágil. A velocidade do atendimento para quem queria um Whopper se baseou nessa questão.

As melhores ativações, sacadas e ‘provocadas’

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