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Bastidores / Lovers

Como aconteceu o encontro entre Gil, Lucas, VMLY&R e Casas Bahia

09.06.21

Ao som de “Flutua”, sucesso do cantor Johnny Hooker, um dos casais mais “shippados” dos fãs do BBB21 se encontrou, mas em nome de uma causa: o economista Gil Nogueira, o Gil do Vigor, e o ator Lucas Penteado estrelam a campanha da Casas Bahia, criada pela VMLY&R, pelo mês do Orgulho LGBTQIA+.

Tudo foi muito rápido. Não levou um mês entre o briefing e o filme pronto, estreando no intervalo do último Fantástico (leia aqui). A ideia inicial estava focada em Dia dos Namorados. Mas ela logo se transformou. “Deixou de ser uma campanha de namorados e virou uma sobre o orgulho”, contou Rodrigo Almeida, diretor geral de criação da agência.

Desde o princípio, a intenção era fazer algo marcante, já que muitas empresas têm investido em ações para o mês do Orgulho LGBTQIA+. Ao mesmo tempo, buscava-se algo proprietário. A solução foi recorrer a um produto que faz parte da rotina de vendas da varejista: um armário. “Usamos algo que o público está acostumado a ver nas ofertas da Casas Bahia e que é também uma grande referência”, explicou o criativo.

Ao protagonizar com Gil o primeiro beijo entre dois homens no BBB, Lucas “saiu do armário” para todo o Brasil, afirmou Rodrigo. O mesmo se pode dizer do economista, quarto colocado do reality, neste ano. Afinal, Gil não costumava falar abertamente sobre sua vida amorosa.

Com a ideia nascendo, faltava convidar os dois ex-BBBs para a campanha. “Já havia um desejo da marca de contar com um deles como influenciador”, revelou Cristian Santoro, diretor geral de criação que também assina a campanha. Quem? Ele não informou. Mas o insight de chamar os dois para o filme foi do time criativo.

Segundo ele, a negociação foi igualmente ligeira. “Eles enxergaram a causa e já eram portadores dessa bandeira”, completou Cristian. “Foram absolutamente profissionais”. E as respostas à proposta feita pela VMLY&R foram dadas quase no mesmo tempo.

Além do BBB

Um ponto importante da criação da campanha foi o trabalho que envolveu outros grupos da agência e do cliente. Os criativos consultaram o Prisma, grupo de afinidade LGBTQIA+ da Via, empresa que inclui Casas Bahia. Também ouviram o grupo de diversidade da agência. “O trabalho de criação foi lapidado porque queríamos um roteiro super ajustado, que não deixasse ninguém de fora”, disse Rodrigo.

O cuidado visava ir além do público do BBB. Não se tratava de surfar na fama de Gil e Lucas. A ideia era construir uma campanha de aceitação. Por isso, havia um armário ainda não aberto e a mensagem “Tudo tem seu tempo”. De acordo com Cristian, mesmo quem não acompanha o reality gostou do tom do filme, produzido pela Cine. Havia uma preocupação grande em não errar. “Estamos contentes com esse processo”.

O resultado foi um alto índice de aceitação da campanha. Ela foi catapultada imediatamente para os trending topics do Twitter. Pela avaliação da agência, a ação gerou 88% de sentimentos positivos.

Claro, surgiram haters, mas o que mais foi percebido foi o clima de euforia com a aparição dos dois ex-BBBs celebrando o amor. No final do comercial, Gil diz: “Existe uma força muito mais poderosa que o preconceito". Lucas dá a resposta: "O amor".

Case de produção

Para demonstrar como tudo foi muito rápido na realização desta campanha, Rodrigo conta que as respostas dos dois vieram dois dias antes da filmagem.Foi a produção mais louca em que estive. Há muito mérito do time. Isso sim é um processo ágil”, brincou o criativo, reforçando que a campanha é um case criativo e um case de produção.

O ambiente contou com a música de Hooker tocando entre as cenas. Era o match perfeito para a realização da campanha.

Depois de toda a repercussão, Gil e Lucas continuam com Casas Bahia? Os criativos responderam apenas com um “Quem sabe?”. Certo é que Johnny Hooker abraçou a causa e a campanha a ponto de atuar como influenciador. Quem também deu seu aval para a comunicação foi Pabllo Vittar, que deixou um recado no perfil de Gil no Instagram, compartilhando o orgulho que sentiu pelo amigo.

Ficha Técnica

Cliente: Casas Bahia
Produto: Institucional
Campanha: Diversidade
Título: Lovers
Agência: VMLY&R
CCO: Rafael Pitanguy
Diretor Geral de Criação: Rodrigo Almeida, Rafael Gil e Cristian Santoro
Criação: Marcelo Felicio, André Jardim e Marcos Queiroga
Atendimento: Sandra Borges e Estela Passador
Cliente: Ilca Sierra, Flavia Laginha e Gabriel Ribeiro
Produção Agência: Nicole Godoy, Anderson Rocha e Reinaldo Brasil
Planejamento: Marcelo Bázan e Simone Bispo
Mídia: André Sobral e Ricardo Victor
Produtora Filme: CINE
Direção: Cris Vida
Produção Executiva: Raul Doria e Deo Borba
Direção de Fotografia: Fernando Oliveira
Liner Producer: Hingrit Nitsche e Fernanda Mormanno
Coordenação de Produção: Jair Costa
Direção de produção: Tatiana Ueda
Montagem: João Branco
Coordenação de Ilha de edição: Marcos Eduardo Santos
Coordenação de Pós-Produção: Sergio Cicinelli e Lucas de Paula
Finalização: CINE X

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