Cannes Lions 2018

Ficou + barato inscrever trabalhos e se credenciar???

16.06.18

O Cannes Lions mexeu em sua estrutura, reduzindo a duração do evento e cortando três prêmios e 120 subcategorias. Estas foram algumas das medidas adotadas depois de a organização ter enfrentado fortes queixas de agências e redes, que iam dos custos de hospedagem até o formato do evento, em si. Outra promessa foi reduzir os preços de inscrições de peças e do passe de delegados. Segundo os organizadores, estes custos ficariam mais baixos.

Mas será que isso de fato aconteceu?

O Clubeonline obteve valores de edições passadas do Festival de Cannes e apresenta alguns desses custos. Em 2016, quem inscrevesse uma peça de Outdoor no último prazo desembolsaria € 604 (fora taxas). Já em 2017 este preço – do deadline para inscrição de peça em Outdoor – foi de € 695. O valor cobrado nesta edição para quem deixou para a última hora foi de € 765. Ou seja, quase 10% de aumento em relação a 2017 e mais de 25% em relação a 2016.

No caso de Film, os custos de inscrição no último prazo foram de € 804 em 2016 e € 900 no ano passado. Nesta edição, o valor pago para quem inscreveu comercial no deadline foi de € 975. Ou seja, quase 10% em relação a 2017 e quase 20% em relação a 2016.

Passe individual

Em relação ao valor cobrado para delegados, a comparação que se faz é com o pacote mais “clássico” ou full. Ou seja, o direito de ver todas as sessões e premiações durante todos os dias do Festival (há combos mais caros, com direito a transfer e coquetéis; deixou de existir opção de acompanhar apenas os três dias iniciais do evento; e ainda existe a opção mais barata, mas focada apenas nos Young Lions). Em 2016, a inscrição básica saía por € 3050 – montante que não inclui TVA (20%) e outras taxas. No ano passado, o valor cobrado foi de € 3.115. Para esta edição, o passe completo saí por € 3249. Ou seja, aumento em relação a 2017 de pouco menos do que 5%.

A organização do Festival de Cannes ainda não informou quantos delegados se inscreveram na edição deste ano.

Vale lembrar que em 2015, o Wall Street Journal informou que o Lions Festivals obteve quase US$  62 milhões de receita (aqui).

Este ano, Cannes teve uma redução no número de inscrições de 21% em relação a 2017 (leia aqui). Em 2017, a categoria que mais obteve inscrições foi Outdoor, com 4.716 peças. Em 2018, são 2.628 inscrições. Em Film, foram inscritas 2.609 campanhas no ano passado. Para esta edição, são 2.158 os comerciais concorrentes.

#ClubeLivre

Leia todas sobre Cannes aqui.

Clubeonline está em Cannes este ano, mais uma vez, com o patrocínio das seguintes empresas:

Alice Filmes

Barry Company