Cannes Lions 2022

GP de Print vai para um case sem print

20.06.22

A categoria Print & Publishing do Cannes Lions 2022 reservou o GP para uma ação em que a decisão foi não ter publicação. “The Election Editions”, da Impact BBDO de Dubai (Emirados Árabes Unidos) para o jornal AnNahar, é um trabalho ousado porque suspendeu a produção do jornal físico como medida para enfrentar os argumentos do governo do Líbano, que buscava adiar as eleições de 2022 em razão da crise econômica do país. Uma das razões apontadas pelos governantes era que faltava dinheiro até para papel e tinta.

O material que seria usado para a edição impressa foi doado para a produção de cédulas de votação. Quem ia à banca para buscar o jornal recebia uma mensagem direcionando para a versão online do diário, explicando a falta da edição impressa (veja case study mais abaixo).

O Brasil emplacou 1 Prata e 2 Bronzes (leia aqui). O Leão prateado foi para a campanha “New Iconic Kisses”, da GUT para o Mercado Livre; e os demais para “Take this ad for a run”, da Talent Marcel para Go Outside, e “The real problem”, da VMLY&R para Athos.

A jurada Laura Esteves (Galeria), nosso representante na categoria, afirmou que a performance brasileira foi boa, considerando-se a dificuldade da competição neste ano. “Havia uma meta de ficar entre 15 e, no máximo, 20 Leões”, contou. Foram distribuídos 21 prêmios, incluindo o GP. “Tivemos uma presença brasileira grande no shortlist. Infelizmente, nem todos converteram”, completou.

O país teve 15 finalistas de um total de 80 inscrições feitas.

Na edição de 2020/2021, foram 58 inscrições, 13 finalistas e cinco Leões: um de Ouro, um de Prata e três de Bronze (relembre aqui).

Sobre o GP, Laura disse que a mensagem do case ganhador é indicar que a categoria, uma das mais tradicionais do Cannes Lions, tem campo para evoluir.

Leia a entrevista de Laura Esteves no Papo com os Jurados aqui. O brasileiro Icaro Doria, copresidente da nova DM9, está como jurado dos EUA.

A cobertura do Cannes Lions 2022 pelo Clubeonline tem o patrocínio de Asteroide, Canja Audio Culture, Côrtes e Companhia, Fantástica, Google Brasil, MugShot Produtora de Som, Publicis Brasil, Wunderman Thompson e Smiles.

Leia todas sobre Cannes aqui.

Cannes Lions 2022