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Festival Acontece – parte 2

Globo discute uso da inteligência artificial no audiovisual

12.04.24

Como parte do Festival Acontece, que reuniu nesta quinta-feira (11) profissionais do mercado audiovisual (leia aqui), a Globo trouxe o tema IA e Novas Tecnologias.

Conduzido por Aline Midlej, âncora do "Jornal das Dez", da GloboNews, o painel começou com Ligia Melo, avatar virtual criado pela equipe de tecnologia da Globo, destacando a ferramenta de inteligência artificial apenas como aliada na produção audiovisual.

Esse foi o gancho para Manoela Zozimo, coordenadora de pós-produção na Globo. A profissional contou que as novas ferramentas têm usos variados, entre eles, a otimização de processos. Citou como exemplo a acessibilidade. “Já conseguimos entregar no mesmo dia ao Globoplay os capítulos das nossas três novelas com áudio imersivo por conta da IA”, contou.

Fernanda Jolo, customer engineering leader for artificial intelligence no Google, reforçou o olhar comercial, com a facilidade para analisar padrões de consumo e entregar a melhor experiência para o cliente. “O padrão de consumo em cada tela é bem diferente. Esses desdobramentos que são entregues para agências, veículos e anunciantes já são feitos com inteligência artificial”, lembrou.

George Moura, escritor, autor de séries da Globo, disse que o uso da tecnologia serviu para auxiliar na construção de um "sertão fiel" nos Estúdios Globo, em sua produção mais recente, "Guerreiros do Sol".

Fábio Mendonça, diretor da O2 que esteve à frente de "Cangaço Novo", da Prime Video, entende o uso de IA como algo eficiente no planejamento e na hora de conceituar processos.

O autor Mario Prata aproveitou para afirmar que o processo da escrita ainda é artesanal. E finalizou com bom humor: “Que a inteligência artificial venha combater a burrice humana.

Priscila Serra esteve cobrindo o evento, representando o Clube de Criação.

Leia anterior sobre o assunto, aqui.

Festival Acontece – parte 2

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