Não patrocine essa corrida

Stock Car apresenta 'Amazon Desert Rally'

18.04.24

Com o objetivo de demonstrar os efeitos devastadores da emergência climática, que em 2023, fizeram os rios amazônicos perderem 130 milhões de litros, a Stock Car Pro Series apresenta o projeto “Amazon Desert Rally”, anunciado como "a primeira corrida nos rios secos da Amazônia".

Criada pela Africa Creative, a iniciativa traz a assinatura “Não patrocine essa corrida”, com o objetivo de chamar a atenção do público para a seca dos rios da Floresta Amazônica, que afeta o abastecimento de água e a atividade pesqueira, resultando em balsas e canoas encalhadas na areia.

Roraima lidera o número de focos de calor no país em 2024, intensificando os incêndios florestais e espalhando quantidades enormes de fumaça pelo ar.

O projeto alerta para o fato de que a Amazônia pode estar mais perto de transformações irreversíveis pelo impacto do desmatamento e do aquecimento global. Segundo estudo publicado pela revista científica Nature, cerca de 47% da floresta deve entrar numa trajetória de degradação sem volta até 2050.

As peças que promovem a iniciativa trazem uma equipe composta por indígenas, formada para liderar a missão de alertar o mundo para a acelerada destruição da floresta.

O filme (assista abaixo) mostra a preparação da equipe em sua tribo e suas habilidades ao volante de carros 4x4 navegando” por rios secos da Bacia Amazônica. No final, a equipe revela que eles não querem que esse rally aconteça, pois indicará que a Amazônia que conhecem e que por milhares de anos tem sido o lar de seu povo pode desaparecer.

Você já parou para pensar de onde veio a madeira dos móveis que tem em casa? Muitas vezes, não nos damos conta da responsabilidade que temos como consumidores e como sociedade em geral. Se você combater o uso dos recursos amazônicos, mesmo que seja só na sua casa, já estará ajudando a preservar a floresta – daí o nosso slogan, 'Não patrocine essa corrida'. É por isso que todas as etapas da Stock Car têm as emissões de carbono zeradas. E muito ainda está por vir”, garante Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da categoria.

Sem água e sem floresta, o ser humano não vai ter saúde para fazer rally”, lamenta Almir Surui, presidente do território Paiter Surui e nomeado herói da Floresta pela ONU (Organização das Nações Unidas).

O Clubeonline está publicando uma série especial sobre Emergência Climática, que questiona como as agências de publicidade se envolvem com esse tema, se estão combatendo, elas próprias, problemas que afetam o meio ambiente e de que modo contribuem com seus clientes no enfrentamento do quadro, leia aqui, aqui e aqui.

Não patrocine essa corrida