Clube Conversa

Paula Costa em papo com Joanna Monteiro

01.07.20

Joanna Monteiro, presidente do Clube de Criação, está de volta ao espaço Clube Conversa, no canal TV Clube de Criação, do YouTube, trocando ideias agora com Paula Costa, vice-presidente de marketing da Diageo.

A empresa, vale lembrar, acaba de anunciar a AlmapBBDO como sua nova agência (leia mais aqui).

Em tempos de pandemia, o papo rolou via Zoom.

A dupla abordou diversos assuntos, em quase 60 minutos de prosa. Falaram sobre a trajetória de Paula, da L'Oréal e Electrolux até chegar, um ano atrás, na Diageo, empresa proprietária de marcas icônicas, algumas com mais de uma centena de anos, como Smirnoff, Johnnie Walker, Baileys, Ypióca e Tanqueray.

Em 2020, Johnnie Walker, dona do conceito Keep Walking, faz 200 anos, e a efeméride caiu em plena pandemia, quando o consumo de bebidas em bares e restaurantes despencou a quase nada, mas passou a acontecer mais fortemente dentro de casa. "O consumo dentro de casa cresceu, mas não chegou a cobrir a queda que ocorreu nos bares, que representam quase metade de nosso volume", comenta a executiva.

O foco da marca aniversariante está agora nas festividades de dezembro. "Keep Walking define uma necessidade humana muito simples, que é a de progresso. E a cada ano este conceito permite uma interpretação diferente", destaca. Paula fala também sobre como é trabalhar com um segmento tão regulamentado e que enfrenta muitos desafios para se comunicar de forma criativa.

"Só uma marca tão longeva como Johnnie Walker sabe que essa é uma crise que vai passar. O desafio é como não vulgarizar uma mensagem tão eterna como Keep Walking neste momento. Precisamos ter uma responsabilidade muito grande e falar sobre otimismo, mas sem ser frívolo".

Ela fala ainda sobre o potencial do mercado de destilados no Brasil, país tradicionalmente cervejeiro, e sobre a necessidade de valorização do bartender.

Conta que Recife consome quatro vezes mais uísque do que o resto do mercado nacional, que seu time está vestindo agora o chapéu do e-commerce, e sublinha o perfil focado em diversidade e inclusão que a Diageo tem, destacando a adoção da licença parental de seis meses conferida aos pais. E informa que a Diageo acaba de doar globalmente U$ 100 milhões para bares e restaurantes adquirirem material de segurança. A fatia para o Brasil será de U$ 3 milhões.

Destaca também o tipo de parceiro de comunicação que busca e a vontade de ter seu portfólio atendido por ao menos duas agências diferentes. Diz que quer construir uma power house, focada em dados, principalmente para a área de mídia. "Acredito que a criatividade ficará cada vez melhor com os dados inseridos e que um planejamento bem feito é um pressuposto para uma criação assertiva".

Isso tudo e muito mais, nesta conversa, que está saborosa e imperdível.

E não deixe de se inscrever no canal do Clube no Youtube.

Semana que vem tem mais.

Espie também vídeo anterior, com Fernando Machado, CMO Global do Burger Kingaqui.

Com Danielle Bibas, vice-presidente de marcas, comunicação e cultura corporativa da Avonaqui.

Com Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo Foods, divisão de Snacks, aqui.

Com Frank Pflaumer, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, aqui.

Com Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, aqui.

Com Eduardo Tracanella, diretor de marketing do Itaú Unibanco, aqui.

Com Marina Daineze, diretora de imagem e comunicação da Vivo, aqui.

Com Fred Battaglia, diretor de brand marketing communication para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles (FCA).

Com Silvana Balbo, diretora de marketing do Carrefour, aqui.

Com Eduardo Schaeffer, Diretor de Negócios Integrados da Globo, aqui.

E com Igor Puga, diretor de marketing do Santander, aqui.

Clube Conversa